29/04/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Ponte colapsada nos EUA: investigadores recuperam caixa preta do navio que se chocou contra estrutura

.

Por Jr Blitz 27/03/2024 às 08:53:58
Duas pessoas foram resgatadas, uma delas em estado grave. Incidente aconteceu em Baltimore, no estado de Maryland. Ponte desmorona após ser atingida por navio nos EUA

Uma ponte desmoronou depois de ser atingida por um navio cargueiro na cidade de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos. O acidente aconteceu durante a madrugada desta terça-feira (26) e foi flagrado por uma câmera de monitoramento. Assista acima.

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

Segundo o chefe do corpo de bombeiros local, James Wallace, duas pessoas foram retiradas da água com vida, sendo que uma delas se encontra em estado grave.

Mergulhadores foram acionados para fazer as buscas de seis pessoas que caíram no rio. A polícia suspendeu os trabalhos na noite desta terça-feira e afirmou que, provavelmente, as vítimas estão mortas.

As buscas devem ser retomadas na manhã de quarta-feira (27).

Os seis desaparecidos são operários que trabalhavam numa manutenção no meio da ponte. Jeffrey Pritzker, vice-presidente da empresa responsável pelos trabalhadores, disse à AP considerar improvável que o grupo esteja vivo, considerando o tempo passado desde o acidente e a temperatura da água.

A temperatura em Baltimore nesta madrugada era de cerca de -1ºC, de acordo com a rede americana CNN. A temperatura da água é de cerca de 9ºC — capaz de provocar morte por hipotermia, a depender do tempo de exposição do indivíduo. O canal tem uma profundidade de até 15 metros e fortes correntes.

Bombeiros também usaram drones com câmeras infravermelhas e sonares nas buscas.

Segundo o presidente dos EUA, Joe Biden, não há indícios de que a batida tenha sido intencional.

A tripulação do navio relatou que a embarcação perdeu controle e enviou um alerta de emergência para autoridades antes do impacto.

VEJA TAMBÉM:

Veja ANTES E DEPOIS da ponte que desabou após ser atingida por um navio

Navio que bateu em ponte dos EUA perdeu controle e enviou alerta de 'mayday' a autoridades

INFOGRÁFICO: Da queda de energia ao choque, os nove minutos que antecederam batida de navio contra ponte nos EUA

Navio que bateu em ponte nos EUA havia apresentado problemas em junho

Porta-contêiner

Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, é destruída após navio colidir com a estrutura

Harford County MD Fire & EMS/ via Reuters

O navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka.

O cargueiro, batizado de Dali, tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.

O navio era operado pela empresa Synergy e estava a serviço da companhia dinamarquesa Maersk, de acordo com a CNN. Segundo a operadora, nenhum membro da tripulação ficou ferido na colisão.

Tráfego naval suspenso

Destroços da ponte Fancis Scott Key caem sobre a proa do porta-contêiner Dali após a colisão do navio contra a estrutura em Baltimore, nos EUA

Julia Nikhinson/Reuters

Para facilitar o trabalho dos bombeiros, a Autoridade de Transporte de Maryland bloqueou todas as vias na região da ponte Francis Scott Key -- uma importante ligação entre dois pontos da cidade, cruzando o Rio Patapsco.

O tráfego naval no porto de Baltimore também foi suspenso e não tinha previsão para ser retomado nesta terça-feira. A agência que controla a aviação nos EUA também restringiu o espaço aéreo e pediu para que drones particulares não sobrevoem a região.

O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência. O secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, disse que está em contato com o governador e com o prefeito de Baltimore, Brandon M. Scott.

Segundo o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, não há indicativo de ato terrorista no incidente, nem de que ele teria sido intencional. De acordo com a rede de TV ABC News, o navio perdeu propulsão enquanto manobrava para sair do porto.

Mais tarde, o governo de Maryland confirmar a informação.

Mapa mostra a localização da ponte Francis Scott Key, em Baltimore

Editoria de arte/g1

Ponte Francis Scott Key

Imagem de arquivo mostra navio cargueiro passando por baixo da ponte Francis Scott Key, em Baltimore

Brendan Smialowski / AFP

Inaugurada em 1977, a ponte tinha quase 3 quilômetros de extensão e quatro pistas, que ficavam cerca de 55 metros acima das águas. A estrutura também contava com uma ponte levadiça que dava acesso ao porto de Baltimore.

A ponte foi batizada com o nome do autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos. Segundo estudiosos, Francis Scott Key escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.