Bloco saiu às ruas na noite desta quarta-feira (7). Avenida Afonso Pena, no Centro, foi palco de espetáculo tecnológico de lasers e projeções. Desfile do Chama o Síndico em BH teve show de luzes, homenagem a Jorge Ben Jor e 'dança do jacaré'
Léo Lara
O bloco Chama o Síndico saiu às ruas de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (7), para celebrar os 50 anos do disco "A Tábua de Esmeralda", de Jorge Ben Jor. A Avenida Afonso Pena, no Centro da capital, foi tomada por um espetáculo tecnológico de luzes e projeções.
Este ano foi o 11º cortejo do grupo, que homenageia o cantor e compositor carioca e o parceiro Tim Maia. Com o tema "Eu vou torcer pela paz", música que integra o álbum, a festa começou em frente ao Parque Municipal e terminou na Praça Sete.
Mascote do bloco Chama o Síndico chamou atenção dos foliões
Léo Lara
Durante o desfile, o mascote do bloco — um jacaré — gigante e iluminado, similar aos dragões utilizados em danças chinesas, chamou a atenção dos foliões (veja acima). Lasers também foram usados para cobrir a multidão e deixá-la ainda mais colorida.
O volume, o timbre e as notas que dos instrumentos e das vozes funcionaram como guia para a definição das cores, do movimento e do brilho das projeções que ocorreram à frente e atrás do trio elétrico.
"Trabalhamos em uma proposta interativa, reativa, pois os lasers vibraram junto com o som em tempo real. A disposição dos lasers poderia variar a partir do sopro dos instrumentos, som das vozes dos participantes ou, ainda, só pelo batuque da bateria", explicou Brayhan Hawryliszyn, um dos artistas digitais do estúdio MIR responsável pelo projeto.
Lasers coloridos foram usados para cobrir multidão
Léo Lara
Hawryliszyn enfatizou, ainda, o ineditismo do projeto e a beleza que a iniciativa trouxe para as ruas de BH durante a folia.
"Foi a primeira vez que desenvolvemos algo assim. Foi pensado para esse momento. Foram seis máquinas distribuídas em cada lado do trio, de maneira que os feixes ficaram por cima de todo o público, alcançando centenas de metros de distância", resumiu.
Influenciadores digitais Gustavo Tubarão e Natália Carvalho no desfile do Chama o Síndico
Léo Lara
Cerca de 150 pessoas fizeram parte da bateria e da ala de dança do Chama o Síndico. O cortejo também contou com a presença de convidados especiais, como os influenciadores digitais Gustavo Tubarão e Natália Carvalho.
Projeções em prédios do Centro de BH, durante o cortejo do Chama o Síndico
Léo Lara
A ação foi patrocinada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que também fez projeções em prédios emblemáticos da região, iluminando de verde as fachadas dos edifícios.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:
Fonte: G1