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G1 - Manchete

Com objetivo de ordenar aumento do tráfego para o Galeão, nova faixa exclusiva terá fiscalização eletrônica e multa de R$ 195,23

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Nova faixa contará com uma dupla verificação de placas, por câmeras. Faixa exclusiva para o Galeão e sinalização na Linha Vermelha não estão no Código de Trânsito Brasileiro, dizem especialistas

A faixa exclusiva na Linha Vermelha até a saída para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, contará com uma dupla verificação de placas, por câmeras.

A fiscalização eletrônica registrará a entrada e saída do veículo na faixa. Em caso de desrespeito da finalidade, a multa prevista é de R$ 195,23, e o registro de uma infração grave na CNH do motorista, com perda de 5 pontos. A aplicação regulamentada por portaria da Prefeitura do Rio.

Faixa exclusiva na Linha Vermelha para o Galeão

Kayan Albertin/editoria de Arte g1

A faixa exclusiva irá funcionar só na pista sentido Baixada Fluminense da Linha Vermelha, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz, na saída para a Linha Amarela, e o acesso à Ilha do Governador, na Ilha do Fundão. A extensão é de 2,2 quilômetros.

Os veículos que utilizarem a faixa exclusiva deverão obrigatoriamente seguir para Ilha do Governador. Caso voltem para a outra pista e sigam para a Baixada Fluminense, o sistema de fiscalização detectará que houve evasão da faixa exclusiva.

"A gente tem tecnologia hoje em que o radar fica ali na faixa. Se passar por ali e depois não registrar a sua placa novamente na entrada da Ilha do Governador, vai ser multado. Tem que respeitar", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Aumento do fluxo

Eduardo Paes fala sobre faixa exclusiva na Linha Vermelha que liga ao Aeroporto do Galeão

A instalação da faixa exclusiva tem como objetivo ordenar o tráfego na via expressa, em função do esperado aumento dos voos previstos para o Aeroporto do Galeão e consequente aumento do fluxo viário no acesso à Ilha do Governador. Ela é destinada aos passageiros e aos moradores da região.

Os órgãos de trânsito do município esperam por um aumento diário médio de 30% na quantidade de veículos em direção à Ilha do Governador, calculados sobre os dados do mesmo período do ano passado.

Em 2023, um terço do fluxo diário da Linha Vermelha seguia para a Ilha do Governador, com cerca de 30 mil veículos por dia; e dois terços seguiam em direção à Baixada Fluminense, com 60 mil veículos diários.

Com o aumento do fluxo do aeroporto, o poder municipal acredita que essa balança sofra uma alteração.

O começo da operação da faixa exclusiva está previsto para o fim do mês, após a instalação de sinalização na via e obras no asfalto.

Bifucarção na altura da Ilha do Fundão costuma ser ponto de congestionamento; faixa exclusiva pretende aliviar

Reprodução/Google Maps

Autorização ainda é negociada

As medidas, no entanto, ainda dependem de autorização. O Código de Trânsito Brasileiro só prevê criação de faixa exclusiva para determinado tipo de veículos, como ônibus, caminhões e bicicletas.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, o órgão interessado em usar uma sinalização não prevista no código de trânsito tem que pedir autorização ao órgão máximo de trânsito da união, que deve autorizar o uso, testar ou proibir.

Segundo o artigo 184 do código, as faixas exclusivas são regulamentadas com circulação destinada ao transporte público de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente – ou seja, a autoridade nacional de trânsito, que é a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Em São Paulo, a prefeitura foi autorizada em 2022 pela Secretaria Nacional de Trânsito a colocar uma faixa azul exclusiva para motos em grandes avenidas da cidade. A medida foi inédita no Brasil.

A Senatran informou que notificou a Prefeitura do Rio sobre este uso, e a CET-Rio disse ao RJ2 que a figura não tem função de regulamentação e, sim, de indicar e ressaltar a mensagem de acesso ao aeroporto.

A companhia informou ainda que está em contato com a Senatran para esclarecer a faixa exclusiva e a sinalização horizontal.

Transporte

Além da faixa exclusiva, o prefeito destacou que é possível chegar ao aeroporto pelo BRT Transcarioca e a prefeitura estuda um meio de acesso aquaviário ao local.

"A faixa exclusiva na Linha Vermelha acaba com o nó de trânsito que tem ali, com duas faixas em direção à Baixada e uma em direção à Ilha do Governador. Por consequência, beneficiando o Galeão. O BRT Transcarioca, que chega ali, já está funcionando a pleno vapor. Além disso, existem estudos de uma ligação marinha-aquática da Marina da Glória em direção ao Galeão", disse Paes.

Mais movimento

Depois de uma série de medidas para equilibrar a oferta de voos entre os aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont, o Galeão teve um aumento de 85% no movimento de passageiros entre o Natal e réveillon do ano passado em comparação com 2022.

No período, 530 mil passageiros passaram pelo local.

G1

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