Embarcação usada como base para disparar os fogo foi a última a ser retirada do mar em Praia Grande (SP). Vídeo mostra balsa de fogos de artifício encalhada e, em seguida, sendo retirada
Uma das balsas de onde seriam disparados os fogos de artifício de Réveillon, no mar de Praia Grande, no litoral de São Paulo, encalhou na faixa de areia nesta quarta-feira (3) e precisou ser içada por uma caminhão guindaste. (assista acima)
? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Uma parte dos artefatos do show pirotécnico caíram no mar e afundaram depois que uma das balsas foi atingida pelas ondas no último domingo (31). O caso aconteceu no trecho entre os bairros Boqueirão e Canto do Forte.
Devido às condições climáticas, e seguindo orientações da Capitania dos Portos, a prefeitura cancelou a queima de fogos na 'virada do ano'.
Imagens obtidas pelo g1 mostram o trabalho de remoção da última balsa que ainda estava no mar. A ação aconteceu na altura do bairro Vila Tupi.
No vídeo, gravado por um drone, é possível ver um caminhão com um guindaste para içar a estrutura. O local, inclusive, chegou a ser isolado.
De acordo com a prefeitura, cinco balsas estavam preparadas para o Réveillon. Destas, quatro foram retiradas do mar ainda na segunda-feira (1º). A última foi removida nesta quarta-feira (3). A administração municipal explicou que a balsa não foi retirada antes devido à ressaca.
Balsa de fogos de artifício para Réveillon cancelado em Praia Grande (SP) encalha na faixa de areia
Imagens cedidas por @dronelitorall
Leia também
Aniversário de Santos terá fogos não utilizados no Réveillon 2024; entenda
Vídeo flagra onda de ressaca tombando balsa com fogos no litoral de SP; ASSISTA
Praia Grande, SP, cancela queima de fogos após ressaca tombar balsas e jogar fogos no mar
Investimento
Questionada pelo g1 sobre o destino dos recursos, a administração municipal informou que o valor do investimento previsto para a queima de fogos era de R$ 2,69 milhões. De acordo com o contrato firmado por meio de licitação, a pasta tem 30 dias para pagar pelo serviço após a comprovação da execução.
Tendo em vista a mudança de planos, a prefeitura não fará o pagamento e diz ter acionado o setor jurídico para apurar as condições de cancelar a queima de fogos. Após uma análise, as providências serão tomadas, sem que haja impacto nos cofres públicos.
Prefeitura cancela queima
Ondas derrubam fogos no mar e queima de fogos é cancelada em Praia Grande, SP
Reprodução / PG Infomídia e @dronelitorall
A cidade de Praia Grande (SP) cancelou a queima de fogos no Réveillon por conta da maré alta e ressaca, que geraram instabilidade nas balsas responsáveis por levar os fogos de artifício ao mar. No último domingo (31), artefatos do show pirotécnico afundaram nas águas após uma das embarcações ser atingida pelas ondas.
A prefeitura informou, por meio de nota, que a decisão foi tomada "prezando pela segurança de moradores e turistas e seguindo orientações da Capitania dos Portos". Segundo o município, as balsas instaladas sofreram impacto da agitação da maré, impossibilitando a permanência no mar.
A administração municipal acrescentou que uma equipe técnica realizou o monitoramento e retirada de artefatos que chegaram à praia. "A empresa vencedora da licitação, responsável pela queima de fogos, optou pelo cancelamento do show pirotécnico".
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Fonte: G1