Caso aprovada, mudança ocorre a partir do ano letivo de 2024. Paraná terá novas consultas públicas para inclusão do modelo cívico-militar em mais 28 colégios
SEED/Divulgação
As consultas públicas do Governo do Paraná para tornar mais 28 colégios estaduais em cívico-militares em 2024 começam nesta segunda-feira (11). Veja lista dos colégios abaixo.
São instituições de diversas cidades do Paraná. Para aprovar ou não o modelo, o governo realiza uma consulta pública, na qual a comunidade escolar vota a proposta.
Caso aprovada, a mudança ocorre a partir do ano letivo de 2024. Segundo o órgão, o resultado deve ser divulgado logo após as votações.
? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
? Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seed-PR), as escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional, que serão incorporadas pelo estado em 2024.
Em novembro, o governo abriu uma consulta pública para transformar 127 unidades em cívico-militares. A comunidade escolar aprovou a mudança para 83 destes colégios. Com isso, serão 289 escolas nessa modalidade em 2024.
Com a nova consulta o número pode passar de 300.
Quando serão as votações?
Em Serranópolis do Iguaçu e Terra Rica, o pleito está agendado para os dias 11, 12 e 13 de dezembro.
As escolas de Arapongas, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Rondon, Curitiba, Salto do Lontra, Guarapuava, Manoel Ribas, São Pedro do Ivaí, Diamante do Sul, Londrina, Santa Fé, Paranaguá, Alto Paraná, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Imbaú, Santa Helena e Toledo farão as votações nos dias 14, 15 e 18 de dezembro.
As escolas dos municípios de Piraquara, Terra Boa e Foz do Iguaçu tem votações previstas para os dias 15, 18 e 19 de dezembro.
De acordo com a Seed, as votações ocorrem das 8h às 22h, nas próprias escolas.
Quem pode votar?
Segundo a secretaria, a votação será nos colégios listados e conta com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição.
Estudantes maiores de 16 anos também participam da votação.
LEIA TAMBÉM:
Receitas natalinas: aprenda a preparar panetone de salame
Vídeo: carro capota e fica pendurado na vertical em Curitiba
Diagnóstico tardio: ator descobre diagnóstico de autismo ao interpretar personagem com o transtorno
Como votar?
De acordo com a Secretaria de Educação, para votar é preciso levar um documento pessoal. Pais ou responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola.
A votação será feita por meio de cédulas, disponibilizadas nas próprias instituições.
Para a consulta ter validade, mais de 50% das pessoas aptas devem participar. Para migrar ao modelo cívico-militar, basta a aceitação de maioria simples dos votantes da escola.
Quais são as escolas que receberão a consulta?
Consulta agendada para 11 e 12 de dezembro
Consulta agendada para 14 e 15 de dezembro
Consulta agendada para 15 e 18 de dezembro
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Fonte: G1