Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Manchete

'Mulheres Fantásticas': conheça a história da Txai Suruí, líder indígena e ativista brasileira que foi ouvida pelas maiores lideranças do planeta

Na linha de frente contra o desmatamento, Txai Suruí viu os pais serem ameaçados de morte.


Foto: Reprodução internet
Na linha de frente contra o desmatamento, Txai Suruí viu os pais serem ameaçados de morte. Hoje é uma das maiores lideranças indígenas do nosso país. 'Mulheres Fantásticas' entrevista Txai Suruí, uma das mais jovens lideranças indígenas brasileiras

Neste domingo (10), o Fantástico traz no novo episódio de "Mulheres Fantásticas" a força de Txai Suruí, uma ativista indígena que tem feito o mundo ver e ouvir o alerta dos povos indígenas brasileiros em defesa da Floresta Amazônica.

A jovem invocou a sabedoria de seus ancestrais num discurso histórico e foi ouvida pelas maiores lideranças do planeta.

"Meu nome é Txai Suruí. Eu tenho apenas 24 anos, mas meu povo mora na Floresta Amazônica há pelo menos 6 mil anos. A Terra está falando. Ela avisa que a gente não tem mais tempo", disse Txai no seu discurso na COP26.

Pintada de coragem, vestida de orgulho, ali a vida de Txai Suruí se transformou.

"Hoje as nossas armas são as as palavras, é a informação. É a câmera, não é mais o arco e a flecha", destaca.

Txai é coordenadora da organização Kanindé, voluntária da ONG Engajamundo, conselheira do Movimento Juvenil Indígena de Rondônia, da WWF, do Pacto Global da ONU. Foi essa grandiosidade de trabalhos que a levou à COP26.

"Eu fiquei nervosa, com certeza, fiquei muito nervosa. Primeiro porque eu ainda não tinha domínio do inglês. Então eu tive que treinar os dois dias para conseguir falar a pronúncia correta. E eu estava com uma responsabilidade muito grande ali, não só de representar o meu povo, mas de representar os povos indígenas do Brasil."

Questionada, ela diz sobre quando teve a dimensão do quanto a sua voz ecoou. "Só naquele mês foram mais de três mil citações em jornais no mundo inteiro. Do meu nome. Três mil! É muita coisa", diz.

Por fim, Txai fala sobre como mantém a esperança.

"A esperança vem quando eu olho, por exemplo, para minha mãe, para o meu pai que tão lutando do meu lado, pros meus irmãos, meus jovens. Quando eu vejo os curumim também, que é esperança. Esperança da continuidade da luta mesmo, né? Palavras são como flechas. Mas para você lançar uma flecha, você tem que puxar o arco. Esse puxar o arco é quando a gente retorna para o nosso território. Daqui que eu tiro a força, para que a minha palavra chegue ainda mais longe".

Veja a entrevista completa na reportagem em vídeo acima.

LEIA TAMBÉM:

'Mulheres Fantásticas': a história de Natalícia Tracy, a brasileira da Casa Branca

'Mulheres Fantásticas': as histórias de Chiquinha Gonzaga e Socorro Acioli

'Mulheres Fantásticas': as histórias de Renée Richards e Faela Maya

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!