O giro começa ainda em dezembro e vai até janeiro de 2024. Fortalecendo a tradição de mais de 60 anos, o grupo visitará favelas das zonas Norte e Oeste do Rio. Há 68 anos, a Folia de Reis Penitentes do Santa Marta foi criada na favela localizada em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A trajetória da folia percorre tradicionalmente as casas da comunidade, marcando a simbólica jornada dos Três Reis Magos ao encontro do Menino Jesus.
Desde sua fundação, em 1995, a Folia se compromete a recordar o momento em que os magos são avisados sobre o nascimento do Deus-menino, confirmada por uma nova estrela que surge no céu. A partir disso, partem em missão para conhecê-lo.
Folia de Reis Penitentes do Santa Marta
Folia de Reis Penitentes do Santa Marta
Legado de família
A tradição pulsa forte nos corações da família. Entre as pessoas que encantam o público com a mágica e festiva celebração, existem sucessores apaixonados pelo que fazem.
A criação do Penitentes do Santa Marta foi ideia de José Diniz, primeiro mestre que o grupo teve. Após sua morte — em 2020, por conta da Covid-19 —, o posto foi passado para seu filho, Ronaldo Silva, atual comandante do Penitentes do Santa Marta.
O contramestre do grupo, Ronaldo Silva Junior, e o folião, Pedro Henrique de Almeida, também entram na história. Ambos são, respectivamente, neto e bisneto de Mestre Diniz.
Mestre Diniz
Zô Guimarães
Folia de Reis Penitentes do Santa Marta
Folia de Reis Penitentes do Santa Marta
Calendário de apresentações
As apresentações do Penitentes do Santa Marta já têm calendário confirmado. O grupo leva tradição, história e alegria para outras favelas do Rio de Janeiro. Confira abaixo:
25/12: Santa Marta, ao meio-dia
06/01: Santa Marta, às 19h
07/01: Rocinha, às 10h
13/01: Mata Machado, às 20h
14/01: Cidade de Deus, ao meio-dia
20/01: Santa Marta e Procissão, às 10h
*Estagiária sob supervisão de
Folia se apresentando na rua
Folia de Reis Penitentes do Santa Marta
Folia na rua
Folia de Reis Penitentes do Santa Marta
Fonte: G1