30/10/2024 +55 (83) 988111301

Manchetes

portal

'A gente cresce aprendendo a fazer com o que tem', diz empresária responsável por agência composta apenas por mulheres

.

Por Jr Blitz 30/11/2023 às 05:28:25
????? Neste mês, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, o g1 publica a série de reportagens Potência Preta, que mostra exemplos de mulheres negras que enfrentaram – e ainda enfrentam – obstáculos para construir e gerir o próprio negócio. Potência Preta: conheça Rhayda Rufino, proprietária da agência Sophí

A empresária e publicitária Rhayda Rufino, nascida e criada na periferia de Betim, na Grande BH, foi pioneira na família quando ingressou no ensino superior.

Hoje, ela é responsável por garantir a renda de 50 mulheres que trabalham na Sophí, uma agência de comunicação e marketing composta exclusivamente por mulheres.

Foi em 2007 que Rhayda começou os estudos em Publicidade e Propaganda.

"Sempre sonhei em fazer faculdade, mesmo sendo a primeira da família e sem muita referência do que isso significaria pra mim. Eu só sabia que poderia ser bom para o meu futuro", relembrou a empresária.

????? Neste mês, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, o g1 publica a série de reportagens Potência Preta, que mostra exemplos de mulheres negras que enfrentaram – e ainda enfrentam – obstáculos para construir e gerir o próprio negócio.

A empreendedora Rhayda Rufino criou a agência Sophí

Leonardo Milagres/g1 Minas

Prouni

A trajetória da então estudante não foi muito diferente dos muitos brasileiros que sofrem para bancar os custos do ensino superior.

No primeiro ano, Rhayda quase desistiu da graduação por não ter dinheiro para pagar mensalidade, transporte e alimentação.

Foi só no ano seguinte que a jovem conseguiu garantir uma bolsa de estudos no Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Rhayda Rufino é fundadora da Agência Sophí

Leonardo Milagres/g1

Nove anos depois de entrar na universidade, Rhayda passou a prestar serviço de social media, o que durou cerca de três anos. Ali, nasceu uma empreendedora. A tão sonhada agência de comunicação e marketing começou pequena, mas hoje se tornou referência no mercado.

"A Sophí nasceu em 2019. Percebemos em um hackathon que a formação da equipe, naquele momento, era de cinco mulheres e que aquela formação era forte e rara no mercado de agências, já que os cargos de liderança e as cadeiras criativas são majoritariamente masculinas", explicou.

Mulheres negras são as que mais empreendem por conta própria, sem empregados

Arte/g1

Lugar seguro

Para a empresária, sempre existiu a necessidade de criar um espaço seguro para que outras mulheres pudessem trabalhar e desenvolver suas próprias carreiras.

A forma que ela encontrou de aumentar a representatividade em seu negócio foi por meio de ações afirmativas e "uma cultura leve, colaborativa e flexível".

"Em 2021, iniciamos o ano com 15 mulheres no time e encerramos dezembro com 55. Em 2022 fomos consideradas a 5ª melhor pequena empresa para se trabalhar no estado", relembrou.

Rhayda Rufino administra agência composta apenas por mulheres

Leonardo Milagres/g1

Como obstáculo, a publicitária encontrou a falta de recursos para fazer com que os negócios acontecessem.

"A gente cresce aprendendo a fazer com o que tem, então não foi diferente na empresa", disse.

Com a chegada de novas colaboradoras e a possibilidade de entrada de novos clientes na agência, Rhayda conseguiu consolidar a própria empresa, gerando renda para outras mulheres negras e mães de periferia.

"A Viola Davis disse no seu discurso no Emmy que a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade, e eu concordo totalmente. Desde pequena, instintivamente, meu olhar procura por uma chance, justamente porque são poucas. Onde muitas pessoas veem obstáculos grandes, eu tento encontrar o que posso gerar de bom naquela situação", afirmou.

Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários