Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Mundo

China e EUA anunciam grupo bilateral para transição energética e combate à poluição

.


Foto: Reprodução internet
Países disseram apoiar declaração do G20 para triplicar capacidade global de energia renovável até 2030. Anúncio foi feito um dia antes do encontro entre Biden e Xi Jinping. Xi Jinping e Joe Biden se cumprimentam em Bali, antes da cúpula do G20, em 2022

Kevin Lamarque/Reuters

Em um comunicado conjunto, China e Estados Unidos anunciaram que irão montar um grupo de trabalho bilateral para reunir esforços em prol da transição energética e combate à poluição. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15).

Os dois países afirmaram que apoiam a declaração do G20, que reúne as maiores economias do mundo, para triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030.

China e Estados Unidos também prometeram trabalhar juntos em um acordo para combater a poluição de plástico e metano.

A criação do grupo de trabalho é resultado de um encontro que aconteceu entre os enviados climáticos dos dois países, John Kerry e Xie Zhenhua, na Califórnia, na primeira semana de novembro.

Levantamento da Carbon Atlas divulgado durante a COP 27, em 2022, aponta que China e Estados Unidos são os países mais poluidores em emissões de gás carbônico.

Encontro entre Biden e Xi

Nesta quarta-feira, o presidente da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, vão se encontrar para a cúpula do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico. A reunião será na cidade norte-americana de São Francisco.

A Casa Branca afirma que um dos objetivos do encontro é reduzir as tensões e rivalidades entre os dois países, para evitar que os ruídos se transformem em um conflito.

Além das relações comerciais e econômicas, Biden e Xi devem tratar sobre o conflito no Oriente Médio, a invasão da Ucrânia, além dos laços entre Rússia e Coreia do Norte. Na pauta também está o uso de inteligência artificial e Taiwan.

Na terça-feira (14), o presidente Joe Biden disse que espera retomar uma comunicação normal com a China, incluindo contato entre militares.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!