Saiba mais sobre as tecnologias e especificidades dos equipamentos disponíveis no mercado A tecnologia tem transformado a maneira como vivemos e experimentamos o entretenimento em nossas casas. A forma como consumimos conteúdo evoluiu significativamente, permitindo que o usuário possa mergulhar em um universo de opção de filmes, séries e programas sem precisar sair de casa.
Na contramão do que se espera, a televisão aberta continua desempenhando um papel fundamental, oferecendo uma fonte confiável de informações e entretenimento.
Com a televisão aberta, a chegada dos streamings e o cenário tecnológico em constante mudança, a escolha da televisão certa torna-se mais crucial do que nunca, seja para assistir um filme ou maratonar a temporada da série favorita no final de semana.
Uso do streaming no Brasil
O Brasil possui o número mais elevado de plataformas de streamings de conteúdo da América Latina. Ao total, são 59 serviços disponíveis, de acordo com o relatório Panorama do Mercado de Vídeo Por Demanda no Brasil, divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e análise da BB Media, DEG International e BASE. A maior popularidade, segundo o estudo, é da Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e HBO Max.
A nível nacional, a GloboPlay, da Globo, também ganha destaque, com opções de séries, filmes e novelas, além de transmitir a programação da televisão aberta.
Com tantas opções, só falta o aparelho ideal. Por isso, é preciso comparar as tecnologias e especificidades dos equipamentos disponíveis no mercado, conforme as necessidades de cada consumidor em relação à resolução, conectividade, faixa de preços e outros fatores.
Conhecendo as diferentes tecnologias
Entre as tendências tecnológicas que estão moldando o futuro das Smart TVs, estão OLED, QLED, Ultra HD (4K), Full HD E HD.
As Smart TVs, de forma geral, contemplam aparelhos televisores que podem se conectar à Internet e oferecem recursos de conectividade, como streaming de conteúdo online, aplicativos, navegação na web e assistente de voz. Dessa forma, é possível acessar aplicativos como Netflix, YouTube, Amazon Prime Video e outros.
Já os aparelhos Full HD, que exibem imagem de 1920 x 1080 pixels, são comuns e proporcionam imagens de alta qualidade, superior aos televisores com tecnologia HD.
A Toshiba oferece aparelhos desse tipo no modelo 43V35L TB017M.
Outra possibilidade é o Ultra HD 4K, em que a resolução 4K é quatro vezes maior que a resolução Full HD, com 3840 x 2160 pixels. O resultado é uma imagem com maior nitidez e detalhamento. Por isso, é ideal para aparelhos com telas maiores. Um exemplo é a Smart TV 4K TB009M da Toshiba, a maior opção ofertada pela marca, com 75 polegadas.
A tecnologia QLED, por sua vez, utiliza pontos quânticos para que a imagem fique melhor, com cores mais vibrantes e com maior brilho em relação a aparelhos LED tradicionais. Neste caso, uma alternativa é a TBO15M com tecnologia QLED.
Ainda algumas Smart TVs são consideradas com Inteligência Artificial, ou seja, possuem recursos de aprendizado de máquina e processamento de dados que otimizam a experiência do usuário, sugerindo conteúdos ou otimizando configurações de som e imagem. O sistema operacional VIDAA, por exemplo, implementado pela Toshiba, ajuda a otimizar o cenário.
Como escolher o aparelho de televisão?
Escolher a televisão ideal pode ser uma tarefa difícil em meio à variedade de opções que são disponíveis pelas marcas no mercado. No entanto, entre as dicas, estão atenção ao tamanho, qualidade de imagem e recursos.
Tamanho de tela
As televisões estão cada vez mais finas e com alta definição, espera-se que as funcionalidades dos smartphones passem a ser utilizadas também nos televisores.
A experiência de visualização e o encaixe no ambiente podem ser afetados se o tamanho não for escolhido corretamente. Entre as dicas, está medir o espaço onde o aparelho será colocado e considerar a distância sugerida pelo fornecedor entre o sofá, ou cama, e a televisão. No caso de um quarto pequeno, talvez uma televisão menor seja mais apropriada.
Resolução da tela e a qualidade de imagem
A qualidade da imagem é um dos fatores mais importantes na hora de escolher um aparelho de televisão. A depender da resolução, uma imagem é mais ou menos nítida.
TVs 4K (Ultra HD) possuem quatro vezes a resolução de uma TV Full HD, fazendo com que as imagens se tornem mais nítidas. São diversas as tecnologias disponíveis, como a LED, QLED e OLED. A OLED possibilita que as cores fiquem mais vibrantes e pretos mais profundos. Já a QLED tem um brilho mais intenso. Se a prioridade for a vantagem de preço, as LEDs são uma boa alternativa.
Recursos inteligentes e conectividade
Um bom filme ou série podem ser aproveitados da melhor forma com recursos inteligentes e de conectividade. Por isso, o consumidor deve ponderar sobre o sistema operacional, se oferece acesso a variedade de aplicativos e serviços de streaming.
A conectividade também é destaque, como portas HDMI e USB suficientes para conectar dispositivos como consoles de jogos e dispositivos de armazenamento.
Ainda, vale avaliar a compatibilidade com assistentes de voz, como Google Assistant ou Amazon Alexa, que podem facilitar a integração.
Para escolher o melhor aparelho, especialistas da Corrêa Back tornam mais fácil e assertiva a decisão com um atendimento especial em todas as suas 15 lojas no sul de Santa Catarina.
Conte com auxílio de quem entende. Para ter a melhor experiência com a televisão na sua casa, confira o site da Corrêa Back com equipamentos da Toshiba.
Fonte: G1