28/04/2024 +55 (83) 988111301

Brasil

frente portal

Hospital Alberto Cavalcanti encerra o Outubro Rosa promovendo a autoestima

O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), referência estadual no tratamento contra o câncer, encerrou sua campanha de Outubro Rosa nessa segunda-feira (30/10) com uma manhã voltada para a autoestima das pacientes e com muita informação.

Por Jr Blitz 31/10/2023 às 04:26:45

Além de oficinas de maquiagem, corte de cabelo e limpeza de pele, as pacientes participaram do Café Rosa, um café da manhã com distribuição de brindes, bingo e roda de conversa com a mastologista do HAC Luciana Azevedo. De acordo com ela, a iniciativa “foi um sucesso”. A médica conta que a adesão entre mulheres é grande. “Elas adoram, participam de tudo”, disse, a respeito das oficinas. Quanto à roda de conversa, Luciana relata que “elas (mulheres) tiraram muitas dúvidas”. A mastologista explica o motivo de a campanha ser voltada para a autoestima e o autocuidado. Com o tratamento oncológico, algumas mulheres costumam apresentar falta de autoestima, e as oficinas voltadas para o cuidado com o tratamento são “uma forma de acolhimento da mulher”, conta Luciana. "É uma forma de mostrar que ela tem vaidade ainda, a vida continua. É possível ter uma recuperação com a autoestima elevada."
As mulheres também puderam contar sobre suas experiências com o abandono e receber acolhimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, 70% das mulheres diagnosticadas com câncer lidam com o abandono do parceiro durante o tratamento. Na roda de conversa, Luciana diz que uma das perguntas foi: “Quantas mulheres aqui já se sentiram sozinhas no tratamento do câncer de mama?”. Conforme a médica, a situação é recorrente e atinge “principalmente as pacientes mais jovens”. 
Neste ano, do mês de janeiro até setembro, o Hospital Alberto Cavalcanti realizou mais de 8 mil consultas oncológicas em mulheres e mais de 3 mil atendimentos especializados em mastologia e ginecologia. Além disso, foram feitas quase 300 cirurgias oncológicas e outras 210 em ginecologia e mastologia.

Fonte: Estadão

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.