Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Manchete

VÍDEO: Um piano de 400 kg, puxado por uma bicicleta, leva música às ruas de Brasília

.


Instrumento é carregado por triciclo adaptado, com sistema de som e mecânica diferenciada para que o condutor não sofra com peso. Idealizador do projeto 'Piano para Todos' trabalha como afinador de piano há 40 anos e convida músicos para tocar. Bicicleta vermelha com piano acoplado circula no Eixão Norte espalhando música por Brasília.

???? Um piano de cauda circula pelo Eixão Norte, em Brasília, puxado por uma bicicleta. A música, aos poucos, toma conta de uma das principais vias da capital federal que aos domingos e feriados é fechada para os carros (veja vídeo acima).

O projeto itinerante Piano Para Todos permite que a cena se repita uma vez por mês. Mas, além das ruas, o trabalho também leva o instrumento para locais como a Rodoviária do Plano Piloto, presídios e o Hospital Sarah Kubitschek.

Para que o condutor não sofra com o peso do piano de ¼ de cauda, com sistema de som acoplado – que chega a 400 quilos – a bicicleta virou um triciclo com mecânica diferenciada. Tudo ideia de Rogério Resende, de 69 anos, afinador de pianos há 40 anos e idealizador do projeto que convida músicos do Distrito Federal para tocarem o instrumento.

???????? "Todo artista deve ir aonde o povo está. Portanto, a gente simplesmente oferece as condições para que os pianistas exerçam a sua tarefa, o seu trabalho. Eu percebo pelo inusitado do rosto das pessoas, elas param, conversam muito com a gente", diz Rogério.

? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp

O objetivo, diz o apaixonado por pianos, é permitir que as pessoas possam ver um pianista tocando em lugares de grande fluxo e de graça. "Vamos sempre em locais onde há um grande fluxo de pessoas para que todos ouçam e vejam o que é um piano ao vivo", explica o idealizador do projeto.

"O piano está normalmente circunscrito às salas de concertos, residências, e eu imagino que isso deve ser liberado para a população, de uma forma intensa e geral, em todos os lugares", conta Rezende.

LEIA TAMBÉM

???? PARA TODOS: Estudante de música com nanismo ganha piano de cauda adaptado; veja vídeo

???? VÍDEO: Brasília tem 80 mil pianos

Cultura acessível

Projeto Piano para Todos no Eixão, na Asa Norte, em Brasília

TV Globo/Reprodução

O servidor público Thales Silva, de 39 anos, é um dos músicos que participam do projeto e já tocou piano no Eixão duas vezes. Ele conta que a sensação é "incrível".

"É muito bacana ver a reação das pessoas. Ver criança que para pra olhar, as pessoas que param e ficam realmente impactadas. E como não?! Você está andando de bicicleta, e de repente ouve Schubert, Beethoven ou até músicas populares, né", diz o pianista.

Para Thales, levar a boa música para o público também ajuda a divulgar o trabalho dos artistas. "A gente traz pra cá uma música que a gente considera música de concerto, né? Mas por que não fazer um concerto itinerante e ao vivo? Isso também dá uma força para os artistas da cidade que ganham a chance de ser conhecidos pelas pessoas", diz.

Thales Silva toca para o projeto Piano para Todos no eixão, da Asa Norte, em Brasília

TV Globo/Reprodução

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!