Um residente do país mostrou preocupação após assistir a um concerto com a presença do líder, em um telão em Pyongyang. Raro comentário público veio depois que analistas estrangeiros notaram, no início de junho, uma aparência mais magra de Kim. Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em um concerto em Pyongyang.
Reuters
Norte-coreanos estão preocupados com a aparente perda de peso do líder Kim Jong-un, disse um residente não identificado de Pyongyang, citado pela mídia estatal do país após assistir a um recente vídeo de Kim, em um concerto musical.
O raro comentário público sobre a saúde de Kim veio depois que analistas estrangeiros notaram, no início de junho, que o líder parece ter perdido uma quantidade considerável de peso (veja uma imagem comparativa mais abaixo).
SAIBA MAIS: Imagens de Kim mais magro intrigam analistas
"Ver o respeitado secretário-geral (Kim Jong Un) parecendo muito magro parte o coração de nosso povo", disse o homem em uma entrevista transmitida pela emissora estatal KRT.
No vídeo, que a Reuters não pôde verificar de forma independente, os residentes de Pyongyang foram vistos assistindo a um grande telão na rua mostrando um concerto com a presença de Kim e autoridades do partido após uma reunião plenária do Partido dos Trabalhadores da Coréia (WPK).
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, chegando a um concerto em Pyongyang.
Reprodução/Reuters
A transmissão não forneceu detalhes sobre o que levou à perda de peso.
Quando Kim reapareceu na mídia estatal em junho, depois de não ser visto em público por quase um mês, analistas do NK News, um site com sede em Seul que monitora a Coreia do Norte, notaram que seu relógio parecia estar mais apertado do que antes em torno de um pulso aparentemente mais fino.
Montagem com fotos de Kim Jong-un em 8 de fevereiro (esquerda) e 15 de junho deste ano evidencia rosto mais magro do ditador norte-coreano
KCNA via AP
Dado o forte controle de Kim sobre o poder na Coréia do Norte - e a incerteza sobre quaisquer planos para um sucessor - a mídia internacional, agências de espionagem e especialistas observam de perto sua saúde.
No início do ano passado, as especulações sobre a saúde de Kim explodiram depois que ele perdeu as comemorações do aniversário de nascimento do fundador do Estado, Kim Il Sung, em 15 de abril, apenas para reaparecer em público no início de maio.
Em 2014, a mídia estatal noticiou que Kim estava sofrendo de "desconforto", após um longo período fora dos olhos do público.
VÍDEOS: mais notícias internacionais
Fonte: G1