A Paraíba continua recebendo alertas de perigo devido ao clima excessivamente seco no interior do estado. Há mais de uma semana diversas cidades do Sertão e Alto Sertão estão sofrendo com o problema que além de danos ambientais e econômicos, prejudicam também a saúde da população.
De acordo com o último aviso, a umidade relativa do ar ficará variando entre 30% e 20%. A recomendação das autoridades é beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
O ar seco merece atenção, afinal, essa condição eleva a concentração de poluentes, e pode aumentar em 50% o risco cardíaco de pessoas com alguma vulnerabilidade, como comprometimento coronário. O risco aumenta porque para manter a pressão arterial com esses vasos dilatados, o coração precisa trabalhar e bater mais forte. Além do coração fazer mais esforço, os poluentes do ar promovem uma irritação no pulmão.
Em caso de dúvidas a população pode obter mais informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros no número 193.
Fonte: PB em Pauta