29/03/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

INFINITY

Rússia lança disparos de advertência contra navio britânico no mar Negro

Por Jr Blitz 23/06/2021 às 12:45:03
O incidente durou cerca de vinte minutos, segundo o Ministério russo da Defesa. Um navio britânico se aproximou de águas territoriais da Rússia, de acordo com a Defesa russa

Glyn Kirk / AFP

Um avião e uma embarcação russa deram disparos de advertência contra um navio de guerra do Reino Unido que entrou em águas territoriais da Rússia no mar Negro, anunciou o Ministério russo da Defesa nesta quarta-feira (23). O governo britânico nega que o incidente tenha acontecido.

O caso, pouco comum nessa região, ocorre dias antes de manobras programadas para acontecer entre 28 de junho e 10 de julho, nas quais participam Estados Unidos, outros países da Otan e Ucrânia no Mar Negro. A Rússia desconfia desses exercícios militares.

"O destróier (navio de guerra) recebeu um aviso. Não reagiu à advertência", afirmou o Ministério, citado por agências russas, o que levou um "barco de patrulha fronteiriça" e um avião Su-24M a darem "disparos de advertência".

Na sequência, o navio britânico abandonou as águas russas, pondo fim ao incidente, que durou cerca de vinte minutos até o meio-dia desta quarta-feira, segundo a mesma fonte.

O ministério da Defesa russo anunciou pouco depois que convocou o militar da embaixada britânica em Moscou, informaram as agências russas.

O exército britânico afirmou, no entanto, que "não foi realizado nenhum disparo de advertência contra o 'HMS Defender'", que se encontrava "em águas territoriais ucranianas", segundo um tuíte do ministério britânico da Defesa.

O incidente ocorreu em frente à costa da Crimeia, península ucraniana anexada pela Rússia em março de 2014.

Segundo um comunicado da Royal Navy britânica de 10 junho, o navio em questão, o "HMS Defender", está na região para manobras da Otan e "se separou temporariamente do grupo de trabalho para realizar suas próprias missões no mar Negro".

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.