28/03/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Vaticano se opõe a projeto de lei contra homofobia na Itália

Por Jr Blitz 23/06/2021 às 08:06:53
É a primeira vez que o Vaticano critica um projeto de lei da Itália, de acordo com a mídia italiana. Para a Santa Sé, o projeto de lei restringe a liberdade de expressão dos católicos. Pessoas celebram a parada do orgulho LGBT em frente ao Coliseu em Roma, na Itália, em 2015

Filippo Monteforte/AFP

O Vaticano anunciou formalmente sua oposição a um projeto de lei na Itália que tem como meta combater a homofobia no país. Trata-se de uma intervenção diplomática incomum do Estado do papa em assuntos italianos. Para o Vaticano, a lei iria privar os católicos de sua liberdade de expressão.

Vaticano é contrário a projeto de lei do governo italiano que criminaliza homofobia

O projeto de lei está em discussão no Senado. O texto visa a punir atos de discriminação e de incitamento à violência contra gays, lésbicas, transexuais e pessoas com deficiência.

LEIA TAMBÉM

Igreja Católica não pode abençoar as uniões do mesmo sexo, diz Vaticano

Vaticano diz que declaração do papa Francisco sobre união civil gay não muda posição da Igreja Católica

De acordo com matéria do jornal "Corriere della Sera" publicada na terça-feira (22), dom Paul Gallagher, responsável no Vaticano pelas relações com os outros Estados, enviou uma "nota verbal" à embaixada italiana junto à Santa Sé em 17 de junho.

A entrega do documento foi confirmada pelo porta-voz do Vaticano, que não comentou sobre seu conteúdo.

A nota, que não foi assinada, considera que alguns pontos do projeto de lei italiano são contrários aos acordos bilaterais vigentes entre a Itália e a Santa Sé.

O Vaticano explica que o texto legislativo viola a liberdade da Igreja Católica no âmbito da organização e do exercício do culto, bem como a liberdade de expressão concedida aos fiéis e às associações católicas.

O projeto de lei também não isenta as escolas católicas italianas da obrigação de participar de atividades relacionadas ao Dia Nacional contra a Homofobia, que será estabelecido no dia 17 de maio.

"Este é um ato inédito na história das relações entre os dois Estados. Pelo menos não há precedentes públicos", ressaltou o "Corriere della Sera".

Nem a Santa Sé nem o Ministério italiano das Relações Exteriores quiseram comentar o assunto.

Projeto de lei para combater a violência

O projeto de lei sobre "medidas de prevenção e de combate à discriminação e à violência em razão do sexo, gênero, orientação sexual, identidade de gênero e deficiência", apresentado pelo deputado Alessandro Zan, do Partido Democrata , foi aprovado pela Câmara dos Deputados em novembro passado.

Atualmente, está sendo debatido no Senado.

Há um ano, o episcopado italiano contestou o projeto de lei, o que provocou protestos de organizações em defesa dos direitos da comunidade LGBT e de vários membros do Parlamento.

Os bispos italianos argumentaram na ocasião que "a possível introdução de novas disposições corre o risco de abrir caminho para desvios liberticidas e para mais discriminação". Para eles, a Itália já tem instrumentos jurídicos adequados para combater a discriminação.

"Sujeitar a um processo penal, por exemplo, quem acredita que a família exige um pai e uma mãe, e não a duplicação da mesma figura, equivaleria a instaurar um crime de opinião. Isso limitaria, de fato, a liberdade pessoal, as escolhas educacionais, o modo de pensar e de ser, o exercício da crítica e da dissidência", afirmou a Conferência Episcopal Italiana (CEI).

O autor do projeto de lei, Allesandro Zan, rejeitou os argumentos do Vaticano na terça-feira. Ele afirma que "o texto em nada restringe a liberdade de expressão, ou a liberdade religiosa. E respeita a autonomia de todas as escolas".

Em geral, a Santa Sé deixa que a CEI reaja à legislação italiana, evitando interferir na vida política nacional.

Acordos de Latrão

A Itália e a Santa Sé normalizaram suas relações com os acordos de Latrão em 1929, após 60 anos de crise. Os acordos incluem uma concordata que foi revisada em 1984 para acabar com o status especial da religião católica, que não é mais a religião oficial na Itália.

A unificação italiana concluída em 1870 marcou o desmantelamento dos Estados Pontifícios, que eram anexados ao Reino da Itália. Seis décadas depois, em 1929, o Estado da Cidade do Vaticano, o menor do mundo com apenas 44 hectares, foi criado pelos Acordos de Latrão.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.