20/04/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Departamento de Estado dos EUA diz que eleições no Peru foram justas: 'Modelo de democracia'

Por Jr Blitz 22/06/2021 às 22:47:47
Órgão eleitoral ainda não proclamou resultado porque espera conclusão de análise dos votos questionados por Keiko Fujimori. Candidato de esquerda Pedro Castillo teve mais votos e deve ser declarado eleito. Cabine de votação para as eleições presidenciais peruanas

OSCAR DEL POZO / AFP

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos Ned Price disse nesta terça-feira (22) que as eleições presidenciais peruanas foram justas e um "modelo de democracia na região", em uma demonstração de apoio ao trabalho das autoridades eleitorais do país sul-americano.

O Peru realizou suas eleições de segundo turno para a presidência do país em 6 de junho. O tribunal eleitoral do país ainda avalia algumas impugnações antes de declarar oficialmente o ganhador da disputa, que segundo a contagem de votos, foi o socialista Pedro Castillo, com uma estreita vantagem sobre a candidata de direita Keiko Fujimori.

Leia também:

Como Pedro Castillo se inspirou em Evo Morales

Juiz peruano rejeita pedido de prisão de Keiko Fujimori

ANÁLISE: Não há o que celebrar no Peru

Veja no VÍDEO abaixo: apoiadores de Castillo e Keiko participaram de manifestações nesta terça

Apoiadores de Pedro Castillo e Keiko Fujimori se manifestam no Peru

As impugnações e pedidos de anulação de votos foram apresentadas em grande maioria por Keiko, filha do ex-presidente preso Alberto Fujimori. A candidata apresentou poucas provas que sustentem suas acusações.

"Felicitamos as autoridades peruanas por administrar de maneira segura outra rodada de eleições livres, justas, acessíveis e pacíficas, inclusive em meio aos importantes desafios da pandemia de Covid-19", disse Price em nota.

"As eleições recentes são um modelo de democracia na região. Apoiamos que as autoridades eleitorais tenham tempo para processar e publicar os resultados de acordo com as leis peruanas", acrescentou o porta-voz.

O esquerdista Pedro Castillo e a direitista Keiko Fujimori disputaram o segundo turno da eleição presidencial no Peru

Ernesto Benevides/AFP e Gian Masko/AFP

Price manifestou que os Estados Unidos compartilham de uma profunda amizade, que tem sido traduzida na cooperação mútua nas áreas de saúde, segurança e proteção ambiental.

"Os Estados Unidos esperam continuar essa importante aliança com o candidato devidamente eleito pelo povo peruano, como será confirmado pelas autoridades eleitorais peruanas", afirmou.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.