Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidades

Grande sítio arqueológico é descoberto no Brejo paraibano

Uma importante descoberta arqueológica foi realizada pela equipe do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (Labap) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na última quarta-feira (19), entre os municípios de Pilões e Pilõezinhos, no Brejo paraibano.


Uma importante descoberta arqueológica foi realizada pela equipe do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (Labap) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na última quarta-feira (19), entre os municípios de Pilões e Pilõezinhos, no Brejo paraibano. Trata-se de um sítio de aldeamento, local onde os antigos indígenas habitavam. Ainda não há confirmação sobre qual etnia indígena ocupou o local, se foi da etnia tupi ou aratu. O sítio possui aproximadamente um hectare e a exploração será realizada somente após a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O sítio arqueológico está localizado na propriedade Alívio, em zona rural, e apresenta características que sugerem a presença de uma das etnias mencionadas, como a presença de cerâmica. Porém, devido à falta de autorização do Iphan Nacional, nenhum material foi recolhido ainda. O arqueólogo, paleontólogo e coordenador do Labap/UEPB, Juvandi de Souza, planeja solicitar ao órgão a permissão para dar continuidade às pesquisas no local.

PB em Pauta

Cidades

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!