Atrasos em pagamentos levaram alguns hotéis e pousadas a suspenderem reservas de hospedagem feitas pelo site de viagens Hurb, também chamado de Hotel Urbano. A decisão tem preocupado os turistas que têm viagens marcadas e reclamam do atendimento da empresa é o que afirma a reportagem o diretor de Marketing da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira na Paraíba (ABIH-PB), Gustavo Paulo Neto.
Segundo Gustavo Paulo, o problema tem acometido hotéis e pousadas locais nos últimos meses, em uma logística que chega a impedir, em alguns casos, a vinda de turistas ao estado. "Quando o consumidor faz uma reserva nos sites de vendas de pacotes turísticos, as empresas recebem um prazo para repassar o valor ao hotel ou companhia aérea. Com o atraso, a reserva é cancelada. O único problema é com a Hurb. Para evitar maiores problemas, muitos hotéis entram em contato com os clientes antecipadamente, explicando o motivo do cancelamento. Em alguns casos, o cliente consegue cancelar a compra no site e faz o pagamento diretamente ao hotel ou pousada", diz o diretor da ABIH-PB.
Ainda de acordo com Gustavo, nos casos em que a compra inclui pacote de aéreo com hospedagem, o problema é maior. "Como o consumidor não consegue embarcar, pela falta de emissão das passagens, ele não chega ao estabelecimento de hospedagem", destaca o diretor de Marketing. Ele aponta que as vendas de produtos turísticos on-line são uma grande fatia de mercado para o setor de meios de hospedagem. "As vendas são seguras e têm grande representatividade no nosso trabalho, até porque por meio de um aplicativo de celular é possível comprar uma viagem rapidamente. Esse problema é pontual", afirmou o diretor da associação.
Procurado pela imprensa, o Hurb afirmou que trata cada caso individualmente com hotéis e pousadas, e alegou que não pode dar detalhes específicos por questões legais.
Veja a nota da Hurb abaixo:
"O Hurb, empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos, sempre prezou pela transparência e a relação de confiança que tem com os seus viajantes e parceiros. Guiada pelo valor primordial de ser uma companhia feita de pessoas para pessoas, coloca clientes e stakeholders sempre em primeiro lugar.
Com relação à solicitação do portal g1, o Hurb informa que:
O Hurb vem conduzindo de forma individualizada um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira que fez algum tipo de reclamação, independente da sua natureza. Por questões legais, detalhes específicos não podem ser abertos.
Fora o acima citado, os viajantes impactados, aqueles que tiveram suas reservas canceladas pelos parceiros, o Hurb esclarece que a empresa conta com um setor de atendimento ao cliente que opera 24/7, com colaboradores prontos para sanar todas as dúvidas ou ajudar com qualquer imprevisto. No chatbot, por exemplo, o cliente que está em viagem e precisa de algum suporte da empresa consegue se direcionar a uma equipe especializada através das opções apresentadas na conversa iniciada, que vai priorizar o caso para atendê-lo da melhor forma possível.
Por fim, para se ter uma dimensão do alto volume das operações do Hurb, mais de 1.200.000 (um milhão e duzentos mil) produtos e serviços foram operados pela OTA em 2022. No mesmo ano, a companhia foi responsável pelo embarque de viajantes para 272 destinos, número 20% maior em relação a 2021. Em 2023, a companhia já operou mais de 435.000 viajantes até a data de hoje.
Como acima mencionado, esses números atestam a capacidade do Hurb de operar em alta escala, bem como demonstram o comprometimento da empresa com os seus clientes, mesmo que, globalmente, o setor de turismo ainda não tenha se recuperado totalmente dos efeitos da pandemia de coronavírus.
O Hurb frisa que segue prezando pela escuta ativa e cuidado com seus públicos e, por isso, está à disposição caso surjam eventuais dúvidas. Para isso, o atendimento pode ser realizado através dos serviços de chat online, e-mail exclusivo e telefonema agendado. Todos os meios de contato são pensados para as diferentes necessidades e situações."
Fonte: PBAgora/BlitzParaiba