31/05/2024 +55 (83) 988111301

Geral

Exposições imersivas promovem o encontro da arte com a tecnologia

Por Jr Blitz 16/03/2023 às 03:23:22
Experiência dá ao público a sensação de estar dentro de um quadro, cercado das cores e pinturas de grandes nomes como Vincent van Gogh, Leonardo da Vinci, Candido Portinari e Michelangelo. Tecnologia e arte se encontram em exposições imersivas

O encontro da tecnologia com grandes nomes da arte tem levado milhares de pessoas a visitar as exposições imersivas. Sucesso de público em vários países, as projeções em grande escala, que parecem colocar o visitante dentro da obra de arte, estão rodando o Brasil. Trata-se de um movimento que indica um caminho sem volta: a grandiloquência da arte já não cabe só nas molduras de um quadro. Assista à reportagem especial no vídeo acima.

“A gente consegue entender o contexto da obra e, ao mesmo tempo, é conduzido pela iluminação, pela sonoridade. É uma experiência completa. A gente pode contemplar toda obra, e é arrepiante, também... A obra é viva”, explica a administradora Ana Beatriz Marinho Leite.

Exposições imersivas promovem o encontro da arte com a tecnologia

Reprodução/Jornal da Globo

Em grande escala, são experiências sensoriais em cenários perfeitos para instigar os seguidores nas redes sociais, com fotos e vídeos que geram várias curtidas e comentários de pessoas que acabam querendo saber do que se trata. “Muita gente nem sabia que existia isso”, conta a administradora Beatriz Motta, que postou seus momentos numa exposição imersiva. E somente em São Paulo, atualmente, existem pelo menos cinco grandes “issos”.

Exposição imersiva sobre Van Gogh convida visitantes a fazerem parte da obra do pintor

Exposição proporciona experiência de passear virtualmente pelas obras de Pablo Picasso

“As exposições imersivas trouxeram uma forma diferente das pessoas terem uma conexão com a arte. Todo mundo estava um pouco acostumado a ir ao museu ver uma obra ou uma pintura em 2D, e agora você passa a não só ver a obra, mas a estar dentro dela”, conta Rafael Reisman, produtor e curador das exposições imersivas que já investiu R$ 30 milhões nessa vertente cultural, com um milhão de ingressos vendidos até o momento.

Exposições imersivas promovem o encontro da arte com a tecnologia

Reprodução/Jornal da Globo

A sensação de estar dentro do quadro, cercado de tantas cores e tantas pinturas, é uma das principais propostas das exposições imersivas. Desde que foi inaugurado, em 2019, o MIS Experience já levou ao público artistas como Leonardo da Vinci, Candido Portinari e, agora, Michelangelo, cuja experiência imersiva já foi visitada por cem mil pessoas.

Exposição imersiva sobre Monet com quatro concertos à luz de velas

Com narração de Fernanda Montenegro e projeção de mais de 250 obras, exposição traz universo de Van Gogh

Frida Khalo, Michelangelo, Picasso, Vincent Van Gogh, Monet, Leonardo da Vinci, Candido Portinari... Uma aquarela de nomes – cada qual no seu tempo, cada qual com seus traços – que se enquadram num mar de contemplação e interatividade.

Exposições imersivas promovem o encontro da arte com a tecnologia

Reprodução/Jornal da Globo

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Qual seria seu candidato para prefeito de Bayeux ?