Um suposto barulho de tiro, que não foi confirmado, fez com que a multidão se assustasse e corresse para a saída após show em Rochester. Destroços são vistos na entrada principal do Main Street Armory no dia 6 de março de 2023, em Rochester, NY, após uma debandada que deixou um morto e vários feridos
Lauren Petracca/AP
Apesar de não haver evidência de tiros em um show de rap em Rochester, em Nova York nos Estados Unidos, um medo infundado fez com que uma multidão corresse em direção às saídas em uma debandada que matou uma pessoa e deixou outras 9 feridas, sendo duas em estado grave, disseram autoridades.
As estrelas do rap de Memphis, GloRilla e Finesse2tymes, haviam terminado de se apresentar na noite de domingo no Main Street Armory, em Rochester, quando as pessoas que saíam do local pouco depois das 23h começaram a correria, disse o chefe de polícia David M. Smith em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.
"Não temos nenhuma evidência de tiros sendo disparados ou de alguém sendo baleado ou esfaqueado no local", disse Smith.
A polícia entrou e encontrou três mulheres gravemente feridas. Um deles, de 33 anos, morreu em um hospital. As outras duas estão em estado crítico, disse a polícia. Outras sete pessoas foram tratadas em hospitais da área com ferimentos leves.
"O que começou como uma noite de música ao vivo e diversão para o artista GloRilla, terminou em tragédia com uma pessoa morta e mais duas lutando por suas vidas", disse Smith.
Embora não haja evidências de tiroteio, a polícia está investigando várias possíveis causas do surto fatal, incluindo "possivelmente o tamanho da multidão, tiros disparados, spray de pimenta e outros fatores contribuintes".
O prefeito Malik Evans chamou o incidente de "totalmente inaceitável" e prometeu uma investigação para avaliar se os organizadores providenciaram as medidas de segurança necessárias para uma grande multidão.
"Vamos responsabilizar as pessoas pelo que aconteceu ontem à noite, ponto final", disse Evans, embora tenha advertido que era muito cedo na investigação para atribuir culpa. "Pretendo chegar ao fundo disso."
GloRilla, cuja música de 2022 "F.N.F. (Let's Go)" com Hitkidd foi indicada ao Grammy de melhor performance de rap, twittou que estava "rezando para que todos estejam bem".
Rapper GloRilla se apresenta na 65ª edição anual do Grammy Awards em 5 de fevereiro de 2023, em Los Angeles
Chris Pizzello/AP
Surtos fatais de multidões têm sido um desastre recorrente em shows e outros grandes eventos nos EUA e em todo o mundo, incluindo um show de 2021 do rapper Travis Scott, no qual 10 pessoas morreram.
Construído em 1907 e inicialmente usado pelo Exército dos EUA, o Main Street Armory, em Rochester, sediou eventos esportivos ao longo do século 20 antes de ser fechado por vários anos a partir do final da década de 1990, em parte porque não tinha um sistema de controle de incêndio na época.
Reabriu após extensas renovações e começou a receber concertos e outros eventos em 2005. Sua arena principal deve ter uma capacidade de cerca de 5.000 pessoas, disse Smith. O comandante dos bombeiros da cidade trabalhará com a polícia para determinar se essa capacidade foi excedida no domingo, disse ele.
O prefeito Evans disse que é muito cedo para dizer se o próximo show programado do local, uma apresentação de sábado do rapper A Boogie Wit Da Hoodie, será autorizado a acontecer.
"Se você vai a um concerto, não espera ser pisoteado", disse Evans. "Seus entes queridos esperam que você possa voltar para casa e falar sobre a experiência que você teve naquele grande concerto."
Fita da polícia permanece no chão do lado de fora do Main Street Armory, no dia 6 de março de 2023, em Rochester, NY
Lauren Petracca/AP
Fonte: G1