Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Manchetes

Gelo em escama para conservar e em cubos para consumir; veja orientações da Vigilância Sanitária de AL para o carnaval


Consumo de alimentos e bebidas fora de casa deve ser feito com atenção para evitar problemas de saúde. Ambulantes devem manter os alimentos bem acondicionados e refrigerados

Olival Santos/Ascom Sesau

Durante o carnaval é comum o consumo de alimentos nos locais onde a folia acontece. Mas é preciso cuidado e atenção com comidas e bebidas vendidas nas ruas para evitar problemas de saúde. O gerente da Vigilância Sanitária de Alagoas, Paulo Bezerra, orienta o folião sobre o que deve ser observado antes de ingerir alimentos fora de casa.

Bezerra alerta para que as pessoas fiquem atentas à higiene do serviço oferecido e origem dos produtos. Veja abaixo as principais dicas de segurança alimentar, segundo o gerente:

Gelo

A maioria dos ambulantes utilizar isopor para armazenar gelo, que deve estar limpo e em condições adequadas de uso. Paulo Bezerra chama atenção para a diferença do gelo.

“O isopor deve estar bem lacrado e refrigerado com gelo em escama, que serve apenas para conservar a temperatura. Já o gelo para consumo humano é o comercializado em cubo, feito de água potável”, explica.

Alimentos prontos vendidos na rua

Esse tipo alimento deve ser evitado porque não tem como o consumidor saber como ele foi preparado.

Consumo de bebidas

Quanto às bebidas, o gerente orienta apenas o consumo das que estiverem em suas embalagens originais. E antes de levar à boca ou colocar no copo, é necessário limpar bem a tampa de lata e garrafas com guardanapo.

Latas devem ser limpas com guardanapo antes de abrir

Olival Santos/Ascom Sesau

Salgados, bolos e frituras

Alimentos como bolos, coxinhas e empadas, que são servidos quentes, devem ser consumidos no mesmo dia e armazenados em local apropriado, assegurando que a temperatura seja conservada.

Espetinhos de carne ou frango

O famoso espetinho deve ser conservado no isopor refrigerado e assado na hora em que o cliente irá consumir.

Espetinhos devem ser preparados na hora

Olival Santos/Ascom Sesau

Queijo coalho na brasa

"O queijo coalho, quando não feito com leite pasteurizado, não deve ser comido cru ou mal assado, pois pode causar brucelose”, alerta o gerente da Vigilância Sanitária Estadual.

Bebidas fracionadas

As bebidas vendidas em doses recebem uma atenção extra da Vigilância Sanitária. Bezerra lembra que fábricas clandestinas costumam misturar iodo às bebidas para que elas fiquem com a cor de uísque. A substância é altamente danosa para os rins e podem causar danos irreversíveis.

“Nunca compre bebidas em garrafas sem rótulo ou de procedência duvidosa e evite o excesso no consumo de bebidas alcoólicas. O carnaval é um momento de alegria, que deve ser aproveitado com responsabilidade para que o tempo de celebração não se transforme em tristeza”, finalizou Paulo Bezerra.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!