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Motoristas de ônibus municipais de SP receberam, em média, 38 reclamações por dia pelo portal 156 no terceiro trimestre de 2022

Por Jr Blitz 23/01/2023 às 21:12:58
Região Sul é a campeã em reclamações, com 1.083 queixas contra funcionários que vão desde problemas de comportamento a direção perigosa. Reclamações contra motoristas e funcionários de ônibus em SP por região.

Reprodução/ TV Globo

Um levantamento realizado pela produção do SP2 aponta que, no entre julho e setembro de 2022, o portal 156 da Prefeitura de São Paulo registrou, em média, 38 reclamações por dia contra motoristas, cobradores de ônibus e fiscais de linhas. Entre as principais queixas estão problemas de comportamento e direção perigosa.

A região com mais reclamações é a Zona Sul da capital, com 1.083 queixas contra funcionários dos ônibus municipais.

Zona Sul: 1.083 queixas

Zona Leste: 1.027 queixas

Zona Oeste: 490 queixas

Zona Norte: 396 queixas

Centro: 216 queixas

Reclamações sem identificação de local: 252 queixas

Na última semana, foram ao menos três acidentes envolvendo motoristas de ônibus na capital. Na noite do domingo (22), um ciclista foi atropelado por um ônibus e está internado em estado grave. Ele estava na faixa de pedestre.

O atropelamento ocorreu na Avenida Doutor José Artur da Nova, em São Miguel Paulista, na Zona Leste. O motorista não prestou socorros. Rafael Mesquita Xavier, de 28 anos, foi ajudado por dois pedestres que estavam próximos ao local.

"Teve também um motoboy que passou no momento exato e que foi atrás do ônibus. Ele conseguiu falar com o motorista, que disse que não teve culpa. Que ele [Rafael] que passou na frente, sendo que o farol estava amarelo para ficar vermelho e todo mundo sabe que tem que reduzir [a velocidade] para não acontecer esse problema", disse Henrique Siqueira, amigo da vítima.

Rafael voltava para casa de bicicleta quando foi atropelado. Ele deu entrada no pronto-socorro de Ermelino Matarazzo com múltiplas fraturas.

A família entregou aos investigadores informações do ônibus, como o número e a identificação da linha, mas o motorista ainda não foi encontrado.

"O motorista seguiu, continuou a viagem. Não tinha como ele não ter visto meu irmão, ele passou na frente do ônibus", afirmou Camilo Mesquita Xavier.

No dia 17, um outro motorista de coletivo agiu de forma imprudente, fechou a porta e acelerou quando uma passageira ainda estava no último degrau da escada para sair do veículo. O caso ocorreu na Avenida Cupecê, na Zona Sul.

A passageira foi derrubada e arrastada no meio-fio.

Na quinta-feira (19), um motorista discutiu com passageiros em um micro-ônibus, no Morumbi, também na Zona Sul. Segundo passageiros, um rapaz teria ajudado um idoso a descer com uma sacola do veículo, quando o motorista iniciou uma discussão por acreditar que ele iria sair do ônibus sem pagar.

Em nota, a SPTrans informou que "encaminha todas as reclamações referentes à conduta dos operadores, à empresa responsável para que ela tome as medidas necessárias. Nos casos mais graves, a SPTrans recomenda a retirada do motorista do cadastro e sua demissão".

A SPTrans informou também que repudia atos e comportamentos de motoristas das empresas concessionárias que coloquem em risco qualquer cidadão e, que, desde 2017, tem um programa para conscientizar motoristas, cobradores e fiscais sobre a direção segura.

Sobre o atropelamento de Rafael, a empresa informou que determinou a identificação do motorista para que sejam tomadas medidas disciplinares cabíveis.

No caso da mulher que foi derrubada na Zona Sul, a SPTrans disse que o motorista foi afastado das funções e que deve ser encaminhado para um curso de reciclagem. Sobre a discussão que também ocorreu na Zona Sul, a SPTrans não se manifestou.

Fonte: G1

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