07/01/2025 +55 (83) 988111301

Manchetes

portal

SOLUÇÕES PARA O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE PRÓTESES AUDITIVAS

Por Jr Blitz 12/01/2023 às 14:17:00
Ao utilizar aparelhos auditivos, é fundamental um período de adaptação do paciente a fim de obter a melhoria esperada na qualidade de vida no mais curto período Durante 20 anos de trabalho na área, é frequente haver pacientes com queixas relativas à adaptação aos aparelhos auditivos. Buscando responder e resolver esses anseios, observamos e desejamos discutir a respeito de diversas situações que acabam por interferir no processo de adaptação e por vezes até mesmo impedir a utilização das próteses, e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida do paciente.

Divulgação

Freepik

A perda auditiva tem diferentes graus e tipos. Acomete pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos, crianças em idade escolar, adultos e idosos.

Para os diferentes diagnósticos cabe diferentes indicações de tratamento e seleção de próteses. Para crianças com surdez congênita, é indicado a cirurgia de Implante Coclear, um dispositivo que “devolve a audição” como um ouvido biônico. Para pacientes com malformação de orelha ou perdas totais unilaterais, pode ser indicado próteses auditivas ancoradas no osso da Mastóide, atrás da orelha. Já para pessoas com lesão celular e presença de resíduo auditivo, a indicação é uma prótese convencional.

Após essa seleção e indicação da melhor estratégia de solução, deve ser iniciado o processo de adaptação.

Discutindo um pouco sobre as dificuldades de adaptação em pacientes com indicação de prótese convencional, usando de amplificação sonora, temos que levar em consideração o tempo de lesão e o prejuízo causado em vias auditivas, que são limitantes para uma compreensão 100% da comunicação mesmo com o uso dos aparelhos auditivos.

Essas limitações interferem no processo de adaptação e deixar o paciente ciente deste quadro faz com que a expectativa do benefício de se usar o aparelho seja real. Ou seja, pacientes referem que mesmo com o aparelho não entendem bem as palavras e isso se deve, normalmente, ao fato de já haver prejuízos maiores que só o grau da perda. Mesmo assim, cabe a indicação de uso contínuo e permanente, fazendo com que essa condição não piore.

Temos também as diferentes tecnologias com recursos específicos para cada caso, com intuito de atender as limitações e isso precisa ser compreendido pelo paciente que muitas vezes compra o aparelho de menor custo buscando uma solução de uma queixa que este aparelho não tem recursos para sanar.

Por outro lado, vemos casos de pessoas que se queixam de sensação de ouvir muito barulho e se irritarem com isso quando colocam o aparelho. Nesses casos, considerando as limitações acima de questões fisiológicas, cabe salientar que um acompanhamento para a adaptação é de suma importância para que a regulagem dos aparelhos auditivos seja feita periodicamente e acompanhe as mudanças das sensações auditivas.

Além disso, um bom processo de adaptação também fará com que queixas mais simples como a percepção de que o aparelho ficou mudo seja resolvida facilmente com uma simples troca de filtro, na clínica que o acompanha. Ou sensação de ouvido tampado por uma substituição de oliva, apoio que fica na ponta do receptor e encaixa o aparelho nos ouvidos. Ou, ainda, uma verificação de necessidade de limpeza do canal auditivo.

Enfim, nem sempre as dificuldades de adaptação ao uso de próteses auditivas são infundadas ou, tampouco, complexas. E o que vai determinar a boa condição de uso e satisfação do paciente é sempre a interação entre o profissional de Audiologia e o mesmo por meio de consultas periódicas.

Divulgação

Freepik

Isso levará ao sucesso no processo de adaptação e buscamos sempre manter essa ação em nossa clínica.

É sabido que enfrentamos dificuldades, tanto por parte do paciente quanto por parte do profissional responsável pela adaptação, mas juntos minimizamos prejuízos muito maiores que a falta de dedicação e nosso empenho pode causar.

SAÚDE AUDITIVA É A NOSSA ESPECIALIDADE

A Clínea oferece a você o que há de mais moderno em aparelhos auditivos e acessórios. Aparelhos convencionais de diversos modelos e tecnologia de última geração, como: bluetooth e acesso remoto. Além disso, em casos especiais há a possibilidade de utilizar próteses cirurgicamente implantáveis.

Divulgação

Assessoria

Receber todo o acompanhamento no processo de adaptação ao aparelho auditivo e contar com profissionais de confiança pode ser determinante para você atingir uma vida plena, saudável e feliz. Esperamos por você na Clínea!

Responsável técnica: Carolina Funchal de Faria - Fonoaudióloga - CRFa 3-1649-6

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários