A programação será realizada de 3 a 29 de janeiro, no Cine Santa Tereza, na região Leste da capital mineira Faça a coisa certa, filme clássico do cineasta norte-americano Spike Lee, está na programação
Reprodução/PBH
A cultura Hip Hop é tema da programação de férias do Cine Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte. De 3 a 29 de janeiro, a mostra “Ficções Urbanas: hip hop no cinema” traz um panorama da produção cinematográfica inspirada na cultura do Hip Hop, caracterizada por irradiar música, poesia, dança e pintura no estilo de vida urbano do mundo todo.
A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos pela internet, ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza está disponível no Portal Belo Horizonte.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, reponsável pela realização da mostra, pela primeira vez em BH será exibida uma seleção de títulos que ilustram o impacto do rap também na sétima arte.
Obras de diretores como Spike Lee, Walter Hill, Mario Van Peebles, Mathieu Kassovitz, Curtis Hanson, Tata Amaral, entre outros, configuram um efervescente mosaico de artistas, temáticas e cenas marcantes, que remontam às origens e ao universo que rodeia esse movimento musical e político surgido da diáspora africana e latina nas periferias estadunidenses, na década de 1970.
Na programação constam clássicos, como Breakin (classificação: 12), primeiro sucesso internacional que incorporou elementos do hip hop ao universo do cinema; Faça a coisa certa (classificação: 14), de Spike Lee, e Juice (classificação: 16), filme de estréia de Tupac Shakur como ator. No dia 6, às 19h, haverá exibição de um dos principais clássicos dos anos 1980, Warriors – os selvagens da noite (classificação: 14), filme que aborda pela primeira vez a cultura de rua das gangues de Nova York e sua estética proto hip hop.
Protagonismo Negro
Ao contrário de muitas produções hollywoodianas nas quais historicamente predominam atores brancos, os filmes selecionados apresentam elencos formados em sua maioria por atores negros, refletindo assim o protagonismo afro-diaspórico do movimento hip hop.
De 50 cent a Queen Latifah, de Ice-T a Ice Cube, de Negra Li a Chris Rock, diversos mestres e mestras da rima e do ritmo deixam de lado o microfone para levarem as histórias das periferias para as telas. Destaque também para o longa ``Basquiat – traços de uma vida'' (classificação: 16), que conta a história do grande artista, falecido precocemente, e que segue influenciando gerações com seu legado plástico revolucionário que uniu o grafite e a pop art.
Tupac Shakur e Notorious BIG, duas lendas musicais que marcariam para sempre a história do rap e que também faleceram precocemente, também estão presentes na mostra com os filmes Tupac: Resurrection (classificação: 16) e Notorious B.I.G. - Nenhum Sonho é Grande Demais (classificação: 18).
Segundo César Gilcevi, um dos curadores da mostra, juntamente com os rappers Matéria Prima e Enece, é a primeira vez que estes clássicos da cultura de rua são exibidos conjuntamente em Belo Horizonte.
“A mostra conta com Warriors, longa primordial de 1979, que influenciou e definiu muito do que até hoje ainda é presente na cultura urbana, passa pela afirmação do gênero dentro da cinema comercial através de musicais como Breakin; traz ainda o lado pictórico do hip hop com o filme biográfico sobre Basquiat e contempla as batalhas de rima e a poesia com 8 mile, que romantiza a história de Eminem. Dessa forma, os quatro elementos fundantes do hip hop – a dança, o DJ, o MC e o grafite – se fazem presentes” , diz.
Ele também chama a atenção para o filme Judgment Night (classificação: 16), que será exibido no dia 13, às 19 horas:
“Foi a primeira vez que o cinema quebrou barreiras e preconceitos estéticos e reuniu os grandes artistas de rap e de rock dos anos 1990 para compor uma das mais brilhantes trilhas sonoras já gravadas”, completa.
Serviço
Mostra Ficções Urbanas: Hip Hop no cinema
Data: De 3 a 29 de janeiro
Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias
Classificação indicativa: a partir dos 16 anos
Entrada gratuita
Ingressos: antecipadamente pela internet ou diretamente na bilheteria do cinema com 30 minutos de antecedência.
Os vídeos mais vistos no g1 Minas:
Fonte: G1