Gota de Leite faz campanha para conseguir mais mães capazes de colaborar; veja como doar. Leite materno
SES
A Maternidade Gota de Leite de Araraquara (SP) está operando com metade da quantidade de leite materno que necessita para atender a todos bebês. Segundo o hospital, desde o início da pandemia, o número de mães doadoras vem caindo e de 25 passou para apenas 12.
Em função do Dia Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado nesta quarta-feira (19), a Gota de Leite realiza uma campanha para conseguir mais mães que possam ser doadoras (veja vídeo abaixo).
Atualmente, o volume de leite coletado atualmente não é suficiente para atender os bebês internados e que se alimentam exclusivamente de leite materno, de acordo com a nutricionista Mayara Assoni.
Atividade deste mês na Maternidade visa marcar o Dia Mundial da Prematuridade e incentivar a doação de leite humano
Prefeitura de Araraquara/Divulgação
"O nosso estoque se mantém, mas a demanda de bebês é muito grande então a gente não consegue atender a todos da maternidade, a gente prioriza os bebês que estão na UTI, para esses a gente consegue ter o leite materno. Para os outros que nascem a termo a gente já passa para a fórmula, geralmente o médico prescreve a fórmula", afirmou a nutricionista.
Doação
Qualquer mãe pode ser doadora de leite, com exceção das tabagistas, usuárias de álcool ou drogas e portadoras de HIV, hepatite B ou C e sífilis.
Também é recomendado que mulheres que tenham sintomas ou estão positivadas para Covid-19 esperem por 14 dias antes de iniciar ou retomar a doação.
Apenas a primeira doação precisa ser feita presencialmente na Gota de Leite para que a doadora preencha o cadastra e recebe as orientações e o kit para a coleta em casa. Semanalmente, funcionários da Gota buscam o leite na casa das doadoras.
O Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite está localizado na Rua Carlos Gomes (Rua 6), nº 1610, no Centro, com telefone (16) 3305-1530.
Dia Mundial da Doação de Leite Humano
Maternidade Gota de Leite de Araraquara faz campanha para doação de leite materno
Para marcar o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, neste 19 de maio, a Maternidade Gota de Leite realiza uma exposição do Posto de Coleta e fez um vídeo com fotos e depoimentos de mães doadoras, visando sensibilizar novas doações em Araraquara.
“O leite humano é o primeiro e principal alimento que o bebê prematuro pode receber, principalmente aquele que não consegue sugar o leite materno”, diz Mayara.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.
Fonte: G1