Segundo autarquia, nível da lagoa de captação do Rio Batalha aumentou após tempestade que atingiu a cidade na madrugada desta sexta-feira (2). Rodízio durou uma semana. Chuva dessa semana ajudaram a elevar o nível do Rio Batalha em Bauru
Prefeitura de Bauru/ Divulgação
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) anunciou na manhã desta sexta-feira (2) a suspensão do rodízio no abastecimento de água para os bairros atendidos pelo Rio Batalha em Bauru (SP).
Em nota, a autarquia disse que a decisão foi tomada por causa da elevação no nível da lagoa de captação, causada após as chuvas que atingiram a cidade na madrugada desta sexta.
O rodízio vinha sendo aplicado na cidade desde o dia 24 de novembro. Inicialmente, o fornecimento acontecia a cada 24h. Na segunda-feira (28), devido à falta de chuvas intensas, a medida foi endurecida, e os bairros passaram a receber água a cada 48h.
Segundo o DAE, todos os registros da Estação de Tratamento de Água (ETA) haviam sido abertos na quinta-feira (1) para garantir os níveis dos reservatórios. Embora a lagoa de captação ainda não tenha alcançado o nível ideal, de 3,2 metros, a elevação causada pela tempestade foi suficiente para suspender o rodízio.
Em nota, a autarquia disse que técnicos estão monitorando rigorosamente o nível da lagoa. Das três bombas que operam no Batalha/ETA, uma está desligada e a produção está em 380 litros por segundo.
Mesmo assim, ela alerta para a importância do uso racional de água por parte da população, evitando lavagem de quintais, calçadas e carros.
O DAE disponibiliza atendimento 24 horas para os moradores, todos os dias, inclusive domingos e feriados, por meio do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.
Chuva de mais 75 mm
Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas de Bauru choveu mais de 75 mm entre a noite desta quinta-feira e manhã desta sexta-feira. Algumas vias ficaram alagadas, entre elas a Avenida Nações Unidas.
Durante a manhã, equipes da prefeitura trabalhavam na limpeza da quadra 4 da avenida que deve ficar interditada até o fim da manhã. O trânsito está sendo desviado para Rua Júlio Prestes.
Na Avenida Nuno de Assis, o Rio Bauru chegou a transbordar no cruzamento da Rua Alto Purus com a Inconfidência, mas o trânsito já foi liberado no local.
Tempestade durante a madrugada alaga ruas e avenidas em Bauru
Confira mais notícias do centro-oeste paulista
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Fonte: G1