Responsável por atrair milhares de turistas durante o Natal para um dos pontos turísticos mais famosos de Belo Horizonte, a tradicional iluminação da Praça da Liberdade será inaugurada nesta sexta-feira (2/12), às 19h, e segue até o dia 6 de janeiro de 2023. O Circuito da Liberdade, que circunda a praça, também contará com performances musicais, teatrais, literatura, atividades interativas e artes visuais.
Neste ano, a decoração terá como inspiração a mineiridade, buscando representar traços historicamente importantes da cultura de Minas Gerais. As festividades serão estendidas ao interior do estado demonstrando assim, segundo o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, uma integração com mais de 200 cidades, em diversas regiões.
A Praça da Liberdade será dividida em quadrantes na qual a ornamentação fará referência a algumas das localidades do estado. No Norte estarão a cana de açúcar, cachaça e pedras preciosas; no Oeste, elemento do triângulo, um milharal feito com jogo de luzes e um presépio de barro; no Sul e Sudeste o café, gado e leite vão representar as regiões; já o Leste, onde está o coreto, será transformado em um lugar para se desconectar da praça.
O Palácio da Liberdade também receberá, além da decoração tradicional, um presépio criado por artesãos do Vale do Jequitinhonha. O Centro de Arte Popular vai exibir os presépios que foram premiados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
Fonte: Estadão