Reversão na subida do Colorado foi extinta. Ao todo, reforma inclui 23 viadutos e quatro pontes. Trecho de obras na Ponte do Bragueto é concluído em abril de 2021
Foto Renato Alves/ Agência Brasília
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Distrito Federal inaugurou, nesta quarta-feira (12), o último trecho do Complexo Viário Governador Roriz. A obra compreende o Trecho de Triagem Norte (TTN) e a Ligação Torto-Colorado (LTC).
A última etapa foi o viaduto Engenheiro Antônio Gomes, que fica entre a ponte do Bragueto e a Ligação Torto-Colorado. Com isso, a reversão na subida do Colorado, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003) foi extinta (veja mais detalhes abaixo).
O Complexo Viário Governador Roriz começou a ser construído em 2016. Ao todo, a obra inclui 23 viadutos, 14 quilômetros de ciclovia e 28 quilômetros de asfalto. Cerca de 100 mil motoristas serão beneficiados com a reforma, segundo o GDF. O investimento foi de R$ 200 milhões.
Segundo o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, os motoristas que fazem o percurso entre o Plano Piloto e Sobradinho e Planaltina, após as obras, "diminuíram o tempo que passam no trânsito de 1h30 para 40 minutos".
O que muda no trânsito?
Destino Sobradinho, Planaltina e Entorno Norte
Motoristas que saem do Plano Piloto para Sobradinho, Planaltina e cidades do Entorno Norte podem seguir pela via expressa. Aqueles que passam pela ponte do Bragueto, podem usar o recém-inaugurado viaduto Engenheiro Antônio Gomes, ou acessar diretamente pela Epia.
Destino Brasília
Motoristas que saem de Sobradinho, Planaltina e cidades do Entorno Norte, com destino ao Plano Piloto e Saída Sul, não terão alterações no trajeto, segundo o DER. Eles podem usar as duas pistas existentes na via expressa da DF-003 e a Ligação Torto-Colorado, nas marginais.
Regras para veículos leves e pesados
Veículos pesados devem utilizar apenas a via expressa. A via marginal da Ligação Torto-Colorado passa a ser exclusiva para veículos leves.
Veja abaixo as rotas usadas durante a obra nas setas vermelhas e as novas indicadas pelas setas amarelas:
Fim da reversão na subida do Colorado, no DF
DER/Divulgação
Fim da reversão na subida do Colorado, no DF
DER/Divulgação
Fim da reversão na subida do Colorado, no DF
DER/Divulgação
Homenagem ao ex-governador Roriz
O complexo foi batizado com o nome de Governador Roriz por meio de um decreto assinado na gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB). O texto foi publicado no mesmo dia em que a morte do ex-governador foi anunciada, em setembro de 2018.
Complexo Viário Governador Roriz, no Distrito Federal
Tony Oliveira/Agência Brasília
Já o viaduto inaugurado nesta quarta leva o nome do engenheiro Antônio Gomes Filho, vítima da Covid-19 em agosto de 2020. Ele foi servidor do DER por 27 anos, como Técnico de Planejamento Urbano e Infraestrutura.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.