24/06/2021 +55 (83) 988111301

Geral

frente

Covid-19: lei que determina uso obrigatório de máscara completa um ano em Campinas

Por Jr Blitz 07/05/2021 às 13:52:24
Medida foi publicada no dia 5 de maio do ano passado no Diário Oficial e começou a valer dois dias depois. A partir de 07/05/2020, uso de máscara passou a ser obrigatório em Campinas (SP)

Rafael Smaira/G1

Medida que determina uso obrigatório de máscara contra Covid-19 completa 1 ano em Campinas

O uso de máscara obrigatório em Campinas (SP) completa um ano nesta sexta-feira (7). A medida foi instaurada após a disseminação do novo coronavírus e publicada no Diário Oficial no dia 5 de maio do ano passado, mas passou a valer dois dias depois.

Desde o início da pandemia, foram contabilizados 254.444 casos e 7.666 óbitos nos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas e o número na metrópole é de 94.802 pacientes infectados e 3.089 mortes.

Confira os dados completos da pandemia na região

De acordo com o pesquisador Victor Montalli, com o contágio da Covid-19 ainda alto, a máscara cirúrgica de três camadas deve ser associada à máscara de tecido para a população em geral, o que garante uma boa vedação. Para pessoas que circularão por ambientes de risco, como aeroportos, e profissionais da saúde, o especialista recomenda o uso da máscara da categoria N95.

Medida prevê obrigatoriedade das máscaras para ambientes públicos e privados em que haja circulação de pessoas

Rafael Smaira/G1

Histórico

Também no início de maio de 2020, a Prefeitura de Campinas instaurou a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte da cidade. A medida vale para ônibus municipais, táxis e serviços de transporte por aplicativo. Os passageiros devem permanecer de máscara durante todo o trajeto, no interior dos veículos e nas dependências de terminar e pontos de ônibus.

Em agosto de 2020, obrigatoriedade passou a valer também para o sistema de transporte da cidade

Rafael Smaira/G1

Em agosto do ano passado, passou a valer também a medida que prevê a aplicação de multa para quem estiver sem máscaras em áreas públicas ou particulares com circulação de pessoas. A cobrança é de R$ 100.

MAPA: casos de coronavírus e mortes pelo Brasil

Coronavírus: veja perguntas e respostas

PLAYLIST: Veja assuntos de Campinas e região

Veja mais notícias da região em G1 Campinas.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários