Evento celebra Bicentenário da Independência e reabertura do Museu do Ipiranga, depois de nove anos em reformas. Público no show pelos 200 anos da Independência no Museu do Ipiranga
Fábio Tito/g1
O Parque da Independência, no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista, recebe neste 7 de Setembro vários shows para celebrar o Bicentenário da Independência e, também, a reabertura do Museu do Ipiranga, que passou nove anos em reformas.
O evento acontece num palco montado em frente ao museu, em que já se apresentaram Criolo, Leandro Lehart, Larissa Luz, Gaby Amarantos e Fafá de Belém.
Show no Parque da Independência, no Ipiranga, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil
Fábio Tito/g1
Além deles, também se apresentarão nesta noite Juliette, Priscilla Alcântara, maestro João Carlos Martins, Daniel, Vanessa da Mata, Larissa Luz, Adão Fernandes, Chapinha da Vela, Kant, Bois Caprichoso e Garantido de Parintins, Ísis Testa, Johnny Hooker, Mateus Carrilho, Bia Villa-Chan.
Show em comemoração ao 7 de Setembro no Museu do Ipiranga.
Fábio Tito/ g1
Segundo o governo do estado, a ideia do evento é ressignificar as comemorações do 7 de Setembro. Além de relembrar o famoso “grito” dado por Dom Pedro I, às beiras do Ipiranga –-a poucos metros de onde acontecerá o evento-–, o espetáculo vai celebrar outros momentos de nossa história em que lutamos por liberdade. E, atualizando o significado de independência, vai mostrar como o povo brasileiro continua nesta luta diariamente, em sua busca por ter uma vida melhor.
Apresentação do rapper Criolo na reinauguração do Museu do Ipiranga.
Fábio Tito/ g1
Pai e filha no show do museu do Ipiranga
Fábio Tito/g1
No palco, Criolo se junta a Margareth Menezes e Larissa Luz para celebrar a negritude, cantando o emblemático “Tributo a Martin Luther King”. Vanessa da Mata exalta a força feminina com “Toda humanidade nasceu de uma mulher”, enquanto Daniel homenageia os imigrantes com o clássico “A vida do viajante”. Fafá de Belém recebe Gaby Amarantos para festejar os povos originários em “Aquarela da Amazônia”.
Fafá de Belém em show no Museu do Ipiranga.
Fábio Tito/ g1
Os bois Caprichoso e Garantido também entraram em cena, representando a força do Festival de Parintins para São Paulo. Johnny Hooker e Mateus Carrilho cantarão “Toda forma de amor”, uma celebração do orgulho LGBTQIA+, e a apresentação do maestro João Carlos Martins homenageia dois grandes heróis da música brasileira: Tom Jobim e Pixinguinha.
Público no show dos 200 anos da Independência do Brasil no Museu do Ipiranga
Fábio Tito/g1
Encenação
Mais cedo, o Parque da Independência foi palco de outras atrações das comemorações do Bicentenário da Independência.
Entre as atrações do evento "Vozes da Independência" aconteceu uma encenação do Grito de Independência do Brasil, onde o ator Caco Ciocler deu vida a Dom Pedro I, montado num cavalo de metal e rabo de bexigas de gás.
A representação incluiu personagens da história cultural brasileira, como Antonio Conselheiro, Machado de Assis, Anita Malfatti, Anita Garibaldi, Zumbi dos Palmares e Chico Mendes.
A encenação aconteceu no meio do público, aos pés do monumento em que estão depositados os restos mortais de Dom Pedro I, que permaneceram aqui após a morte do monarca. O coração foi remetido a Portugal e retornou ao Brasil em razão das comemorações do Bicentenário.
Pessoas tomam o Parque da Independência na comemoração do Bicentenário da Independência; ao fundo, o Museu do Ipiranga
Rodrigo Rodrigues/g1
A peça terminou com a apresentação da escola de samba Imperador do Ipiranga.
O projeto "Vozes da Independência" conta com mais de 50 atividades, espalhadas por mais de 200 pontos da capital paulista entre 7 e 11 de setembro (veja a programação completa aqui).
No Parque da Independência haverá ainda shows de cantores populares como Criolo, Leandro Lehart, Margareth Menezes, Larissa Luz, Adão Fernandes, Chapinha da Vela, Kant, Fafá de Belém, Bois Caprichoso e Garantido de Parintins, Gaby Amarantos, João Carlos Martins, Ísis Testa, Juliette, Vanessa da Mata, Johnny Hooker, Mateus Carrilho, Bia Villa-Chan, Daniel e Priscilla Alcântara, a partir das 19h desta quarta (7).
A partir das 18h, houve uma projeção de luzes na fachada do museu e uma apresentação com 200 drones.
Comemoração do Bicentenário da Independência no Parque da Independência, na Zona Sul de SP
Rodrigo Rodrigues/g1
Caco Ciocler encena o 'Grito da Independência do Brasil' no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista, nesta quarta-feira (7).
Rodrigo Rodrigues/g1
Fonte: G1