29/03/2024 +55 (83) 988111301

PolĂ­tica

INFINITY

CPI da Covid ouve nesta quinta-feira Ministro da Saúde e presidente da Anvisa

A CPI da Covid chega nesta quinta-feira (6) ao terceiro dia de depoimentos.

Por Jr Blitz 06/05/2021 às 08:04:12

A CPI da Covid chega nesta quinta-feira (6) ao terceiro dia de depoimentos. Durante a sessão, serão ouvidos o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o diretor-presidente da AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa), Antonio Barra Torres.

A comissão foi criada para apurar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios contra a Covid.

Nos últimos dias, a CPI ouviu os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich (clique nos nomes dos ex-ministros para ler detalhes dos depoimentos).

Durante os depoimentos, Mandetta e Teich expuseram aos senadores as divergĂȘncias que tiveram com o presidente Jair Bolsonaro sobre ações de combate à pandemia.

Depoentes desta quinta-feira, o ministro da Saúde e o presidente da Anvisa participarão da reunião da CPI na condição de testemunhas. Por isso, terão de se comprometer a dizer a verdade, sob o risco de incorrerem no crime de falso testemunho.

Compra e aprovação de vacinas

Assim como ocorreu com Mandetta e Teich, antes de começarem a responder às perguntas dos senadores, Queiroga e Barra Torres terão alguns minutos para fazer uma exposição inicial sobre o que fizeram em seus cargos.

Na sequĂȘncia, o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), farĂĄ as primeiras perguntas aos convocados. Depois, os demais senadores que se inscreverem terão, entre 15 a 20 minutos cada, para formular questões e obter respostas de Queiroga e Barra Torres.

Autor de um dos pedidos de convocação de Marcelo Queiroga, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) cobrarĂĄ do ministro da Saúde esclarecimentos sobre elaboração de protocolos sobre isolamento social, compra de vacinas, emprego de medicamentos ineficazes e campanhas publicitĂĄrias, além de pedir avaliações sobre a postura do governo ao longo da crise de saúde provocada pelo coronavírus.

De acordo com o colunista do G1 Gerson Camarotti, Marcelo Queiroga prepara duas "boas notícias" para apresentar à CPI e, assim, enfrentar um clima menos hostil.

Ele quer anunciar um contrato de compra de mais 100 milhões de doses da vacina Pfizer. O segundo anúncio seria um protocolo de tratamento da Covid-19 que exclua a utilização da cloroquina, medicamento ineficaz contra o coronavírus. Esse protocolo, contudo, ainda depende de aval de Jair Bolsonaro.

Para Antonio Barra Torres, os integrantes da CPI endereçarão perguntas sobre os processos de anĂĄlise e de autorização de imunizantes contra a Covid-19.

Atualmente, o Brasil tem autorização da agĂȘncia reguladora para aplicar os imunizantes Coronavac, AstraZeneca/Oxford, e Pfizer.

HĂĄ um movimento de parlamentares pela liberação da vacina russa Sputnik V, produzida no Brasil pelo laboratório União Química.

Autor de um dos requerimentos de convocação de Barra Torres, Angelo Coronel (PSD-BA) afirma que o processo que levou à não liberação do imunizante russo pela Anvisa foi "envolto em polĂȘmicas e supostas pressões de ambos os lados".

"Tal processo merece ser apreciado por esta CPI e por isso é imperiosa a convocação do diretor-presidente da Anvisa, senhor Antonio Barra Torres, para que explique os procedimentos da AgĂȘncia neste processo", disse Coronel.

Fonte: G1/BlitzParaiba

Comunicar erro
ComentĂĄrios

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.