19/04/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Secretário de Justiça dos EUA deu xeque-mate em Trump

Por Jr Blitz 12/08/2022 às 11:40:36
Ao ver o FBI atacado por ex-presidente e republicanos, Merrick Garland rompe silêncio e pede à Justiça para tornar público o que motivou a operação de busca em sua propriedade e o que foi recolhido por agentes. Secretário de justiça dos EUA, Merrick Garland, durante coletiva em 11 de agosto de 2022

Susan Walsh/AP

Merrick Garland, o secretário de Justiça dos EUA, viu o Departamento que dirige e o FBI serem achincalhados por Donald Trump e asseclas republicanos depois que a residência do ex-presidente na Flórida foi alvo de uma batida policial. Insinuações davam conta, inclusive, de que os agentes portavam mochilas e haviam plantado provas no local.

Por três dias, Garland manteve-se calado até que, nesta quinta-feira, desferiu um golpe de mestre, ao solicitar a um tribunal federal autorização para revelar os termos do mandado que motivou a busca e apreensão na casa de Trump, assim como o inventário do material recolhido por agentes do FBI.

LEIA TAMBÉM:

GARLAND: Chefe do Departamento de Justiça americano autorizou operação na casa de Trump

TRUMP: Trump se recusa a responder interrogatório para procuradora-geral de Nova York

ENTENDA: O que se sabe sobre as buscas do FBI na mansão de Donald Trump na Flórida

No que se refere a Trump, tudo é inédito. Nunca na História dos EUA um ex-presidente teve sua casa revistada. Diante das especulações lançadas pelo próprio Trump sobre a politização da busca, e repetidas incessantemente por republicanos como uma ação típica de uma república de bananas, o procurador-geral dos EUA achou por bem pedir a revelação judicial do teor do mandado que deflagrou a operação.

Viaturas policiais na frente da casa de Donald Trump, na Flórida

Terry Renna/AP

Suspeita-se que, ao deixar o cargo, Trump tenha levado material confidencial da Casa Branca para a residência do resort Mar-a-Lago. Citando fontes familiarizadas com o tema, o jornal “The Washington Post” informou que os agentes buscavam documentos relacionados a armas nucleares, o que torna toda a trama ainda mais intrigante e perigosa. Por que um ex-presidente reteria para si e deixaria exposto um acervo tão vulnerável?

É sem precedentes também um chefe da Justiça vir a público para comentar uma investigação. Merrick Garland não teve alternativa, quando o próprio ex-presidente alardeou a busca e pôs toda a operação sob suspeita.

O secretário de Justiça passou, então, a bola para o campo de Trump, que tem até as 16h desta sexta-feira para dizer se concorda ou não com a divulgação do mandado. “O claro e poderoso interesse do público em entender o que ocorreu sob essas circunstâncias pesa muito a favor da abertura”, diz a moção apresentada pelo Departamento de Justiça.

Ex-presidente americano, Donald Trump, lançando bonés para apoiadores em evento no estado do Wisconsin

Morry Gash/AP

Trump já antecipou, por meio de sua rede social, que não se oporá ao pedido do Departamento de Justiça. Não deixou barato, chamando a operação de invasão antiamericana, injustificada e desnecessária.

Num curto pronunciamento, Garland diz ter autorizado a operação na propriedade do ex-presidente e fez ainda uma forte defesa do FBI e do Departamento de Justiça, que Trump frequentemente atacou durante e após o fim de seu mandato.

Secretário de Justiça dos EUA, Merrick Garland, durante entrevista coletiva em 11 de agosto de 2022

Leah Millis/REUTERS

“Os homens e as mulheres do FBI e do Departamento de Justiça são funcionários públicos dedicados e patriotas. Todos os dias eles protegem o povo americano de crimes violentos, terrorismo e outras ameaças à sua segurança enquanto protegem nossos direitos civis. Eles fazem isso com grande sacrifício pessoal e risco para si mesmos. Tenho a honra de trabalhar ao lado deles”, justificou Garland.

Ainda que a Justiça autorize a abertura do mandado de busca e o inventário da apreensão em Mar-a-Lago, a investigação permanecerá sob sigilo, mas o público terá pistas sobre do que trata

Tão importante quanto o seu conteúdo é o furor político disparado em torno da operação e as consequências que poderá ter para o país. Mais uma vez, Trump mobiliza e atiça seus simpatizantes contra o Estado de Direito. Além de ameaças relatadas a juízes, um homem, armado, tentou invadir a sede do FBI em Cincinnati, Ohio, nesta quinta-feira, e foi morto.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.