19/04/2024 +55 (83) 988111301

Geral

frente portal

O que é a resolução que Bernie Sanders pretende aprovar no Senado dos EUA em defesa da democracia no Brasil

Por Jr Blitz 12/08/2022 às 01:09:14
Norte-americano quer pressionar para que Estados Unidos não apoiem Brasil, caso o país seja liderado por regime ilegítimo. Texto, no entanto, não tem efeito vinculante; entenda. O que é a resolução que Bernie Sanders tenta aprovar no Senado dos EUA em defesa da democracia no Brasil

Democratic National Convention via AP

O político democrata Bernie Sanders quer que o Senado dos Estados Unidos mostre oficialmente apoio à democracia brasileira e à realização de eleições livres e justas no pleito presidencial, de acordo com uma entrevista concedida por ele ao site americano Politico. Na conversa, o político afirmou que, em agosto, apresentará um projeto de resolução para que o Senado dos EUA se manifeste sobre o assunto.

O senador por Vermont disse que a ideia é apoiar o candidato que vencer as próximas eleições presidenciais de forma justa e livre, independente do resultado. A resolução também pedirá aos EUA que rompam os laços com o Brasil, caso o país seja liderado por um regime ilegítimo.

Se Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva ou qualquer outro ganhar a presidência legalmente, não há necessidade de uma mudança na relação EUA-Brasil – afinal, seria a vontade do povo.

“Seria inaceitável que os Estados Unidos reconhecessem e trabalhassem com um governo que realmente perdeu a eleição. Seria um desastre para o povo do Brasil e enviaria uma mensagem horrível para o mundo inteiro sobre a força da democracia”, afirmou o norte-americano.

A resolução proposta por Sanders, entretanto, é não-vinculante, ou seja, não implica em ações práticas obrigatórias. Na prática, são criadas para manifestar uma opinião conjunta da casa legislativa.

“Isso é um começo”, disse Sanders. “É importante que o povo brasileiro saiba que estamos do lado deles, do lado da democracia e que podemos ir mais longe.”

O norte-americano também contou ter enviado parte do texto para seus colegas de Washington. Sanders disse que já recebeu apoio dos democratas para a medida, mas que, até agora, nenhum membro do Partido Republicano se manifestou.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.