28/03/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

INFINITY

Guerra na Ucrânia: as imagens de satélite que mostram estrago de possível ataque aéreo a base russa na Crimeia

Por Jr Blitz 11/08/2022 às 08:34:27
Imagens de satélite mostram vários aviões de guerra russos destruídos e outros danos em uma base aérea da Crimeia após explosões no início desta semana. Fortes explosões são vistas em base militar russa na Crimeia

Reuters/Stringer

A base de Saky, no oeste da Crimeia, controlada pela Rússia, parece ter sido atacada na terça-feira, resultando na morte de uma pessoa.

A Ucrânia não reivindicou a responsabilidade pelo ato — mas há evidências de que se trata de um ataque.

As imagens da Planet Labs, empresa americana que faz mapas e observa imagens aéreas, mostram grandes áreas de terra queimada por incêndios que eclodiram depois das explosões.

As pistas principais da base parecem estar intactas, mas pelo menos oito aeronaves parecem estar danificadas e destruídas, com várias crateras claramente visíveis.

A maioria delas está em uma área específica da base com grande número de aviões estacionados ao ar livre — longe da proteção dos hangares.

Antes e depois das imagens de satélite:

A base aérea Saky em 9 de agosto, antes das explosões

PLANET LABS PBC/via BBC

A base aérea de Saky em 10 de agosto, depois das explosões. Vários aviões de guerra danificados são visíveis

PLANET LABS PBC/via BBC

As imagens de antes e depois do ocorrido, feitas pela Planet Labs, são a primeira confirmação independente de que a base pode ter sido danificada. Até agora, havia poucos detalhes sobre a extensão do impacto das explosões.

Mas ainda não está claro como a base foi danificada ou por quê.

A Rússia insiste que as explosões foram causadas por munição explodindo em uma loja por causa do desrespeito às regras de segurança contra incêndio.

A Ucrânia não assumiu a responsabilidade pelo ato — e seu ministro da Defesa sugeriu que soldados russos podem ter causado o dano sem querer.

"Eu acho que os militares russos nesta base aérea quebraram uma regra muito simples: não fume em lugares perigosos", disse Oleksiy Reznikov. "Foi isso."

A Força Aérea da Ucrânia disse que cerca de uma dúzia de aviões de guerra russos foram destruídos, embora a Rússia tenha negado que qualquer aeronave tenha sido danificada. Essas novas imagens sugerem que isso não é verdade.

O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, sugeriu que o fato de haver duas explosões distintas indica que se trata de um ataque e não de um acidente, o que tornaria a negativa de ambos os lados como parte de uma tática de desinformação, típica em confrontos militares.

Wallace também defendeu o direito da Ucrânia de atacar a Crimeia. "É absolutamente legítimo que a Ucrânia use força letal, se necessário... para recuperar não apenas seu território, mas também repelir seu invasor", disse ele à BBC.

Qualquer ataque da Ucrânia dentro da Crimeia seria visto como uma escalada da guerra. A Rússia fez um alerta no mês passado. O ex-presidente Dmitry Medvedev disse que "o Dia do Julgamento virá instantaneamente" se a Ucrânia atacar a Crimeia.

A Crimeia é reconhecida internacionalmente como parte da Ucrânia — mas a península do Mar Negro foi anexada pela Rússia em 2014. Muitos ucranianos veem isso como o início da guerra com a Rússia.

Após as explosões de terça-feira, o presidente Volodymyr Zelensky falou em seu discurso noturno sobre a Crimeia e sugeriu que a Ucrânia deve retomar a península antes que a guerra termine.

A Rússia anexou a Crimeia em março de 2014, depois que o território — que tem maioria de língua russa — votou para se juntar à Rússia em um referendo que a comunidade global considera ilegal.

A votação foi organizada às pressas depois que tropas russas não identificadas assumiram o controle de vários locais estratégicos ao redor da península.

A anexação da Rússia ocorreu depois que o presidente da Ucrânia, apoiado pela Rússia, foi deposto após meses de protestos pró-europeus.

Em 24 de fevereiro deste ano — oito anos após a anexação da Crimeia — Moscou lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia, usando a Crimeia como plataforma para mover as tropas russas para dentro do território ucraniano.

Este texto foi publicado originalmente em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62503317

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.