29/03/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

INFINITY

Jornal russo 'Novaya Gazeta' é multado em R$ 29 mil por 'abusar da liberdade de imprensa'

Por Jr Blitz 10/08/2022 às 21:02:59
A multa foi aplicada por conta de uma reportagem publicada em março sobre uma testemunha ocular na cidade ucraniana de Kherson, ocupada pelos russos. A matéria foi apagada do site jornalístico por determinação da agência reguladora de imprensa da Rússia. Reprodução de uma das capas do 'Novaya Gazeta'

Reprodução/Novaya Gazeta

O veículo russo independente de imprensa "Novaya Gazeta" anunciou nesta quarta-feira (10) que recebeu uma multa de 350 mil rublos (cerca de R$ 29 mil) por "abusar da liberdade de imprensa".

A multa foi aplicada por conta de uma reportagem publicada em março sobre uma testemunha ocular na cidade ucraniana de Kherson, ocupada pelos russos. A matéria foi apagada do site jornalístico por determinação da agência reguladora de imprensa da Rússia, afirmou a porta-voz Nadezhda Prusenkova.

O veículo planeja recorrer da decisão, acrescentou.

Rússia aprova no parlamento a ampliação da censura no país

O "Novaya Gazeta" tem sido uma das principais vozes resistentes na imprensa independente russa, cerceada desde os anos 1990, e seu editor-chefe, Dmitry Muratov, foi um dos premiados em 2021 com o Prêmio Nobel da Paz por suas iniciativas para salvaguardar a liberdade de expressão.

O jornal suspendeu suas operações dentro da Rússia em março, após avisos repetidos da agência reguladora do setor, a Roskomnadzor, sobre sua cobertura da campanha militar de Moscou na Ucrânia.

A Rússia criminalizou a publicação de reportagens sobre o conflito que sejam divergentes dos relatos oficiais.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.