19/04/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Varejistas europeus apagam luzes e reduzem horário de funcionamento para economizar energia

Por Jr Blitz 10/08/2022 às 13:31:34
Governos têm pedido por redução de consumo para que o continente seja menos dependente das importações de gás se houver escassez ligada à guerra na Ucrânia. À medida que o aumento da conta de energia e a ameaça de racionamento se intensificam, alguns varejistas europeus estão desligando as luzes e considerando horários de funcionamento mais curtos neste inverno.

Os ministros de energia e funcionários dos governos têm pedido a pessoas e empresas que reduzam o consumo e implementem planos de contingência para que sejam menos dependentes das importações de gás se houver escassez ligada à guerra na Ucrânia.

União Europeia traça plano para se livrar da dependência do gás russo

Logo na fachada de supermercado da rede Spar em Viena, na Áustria, em imagem de arquivo

Heinz-Peter Bader/Reuters

A filial austríaca da rede multinacional de varejo SPAR Group está reduzindo as horas de iluminação para publicidade nas vitrines e na área externa de suas mais de 1.500 lojas em todo o país, disse um porta-voz por e-mail.

A medida reduzirá o consumo de energia da varejista em um milhão de quilowatts-hora por ano, disse o porta-voz, sem detalhar quanto dinheiro isso economizaria.

No mês passado, o chefe da Leclerc alertou que a maior varejista de alimentos da França poderia reduzir o horário de funcionamento de suas lojas para lidar com a falta de energia.

Pouco mais de uma semana antes, o operador de supermercados rival francês Carrefour assinou uma "Carta EcoWatt" com a operadora nacional de rede de energia RTE, reduzindo o consumo de eletricidade em suas lojas durante períodos de alta demanda.

Alguns varejistas, incluindo Colruyt e Ahold, podem ser parcialmente isolados de possíveis interrupções e custos mais altos devido aos programas de energia sustentável existentes que economizam energia.

"Nenhuma medida concreta está planejada no curto prazo, mas a firme ambição é continuar os esforços como parte de nossa política energética geral", disse um porta-voz da belga Colruyt. "Por isso não temos letreiros luminosos, optamos por freezers fechados, câmara frigorífica etc."

A empresa tem 44 lojas "zero combustível fóssil", que não usam óleo combustível ou gás natural, mas são totalmente aquecidas por calor residual e eletricidade verde, disse o porta-voz.

A Ahold também está procurando maneiras de reduzir seu uso de energia, disse o presidente-executivo Frans Muller em entrevista.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.