28/03/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Vinte e dois migrantes do Mali morrem em naufrágio na costa da Líbia

Por Jr Blitz 06/07/2022 às 01:08:28
O bote onde estavam os imigrantes ficou 9 dias no mar. Há 61 sobreviventes. O navio de busca e resgate de imigrantes da ONG alemã Sea-Eye navega na costa da Líbia

Darrin Zammit Lupi/AP

Vinte e dois migrantes, todos procedentes do Mali, morreram em um naufrágio na costa da Líbia, informaram as Nações Unidas nesta terça-feira (5), citando testemunhos de sobreviventes, que indicaram que houve mortos por afogamento e desidratação.

Os sobreviventes são 61. Eles foram resgatados pela Guarda Costeira líbia e levados de volta ao continente, disse a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que faz parte da ONU.

O bote onde estavam os imigrantes ficou 9 dias no mar.

Os migrantes embarcaram na cidade líbia de Zuwara, perto da fronteira com a Tunísia, para cerca de 01h (20h em Brasília) em 22 de junho, disse Safa Msehli, porta-voz da OIM.

"Depois de nove dias no mar, foram resgatados pelos guarda-costas líbios", acrescentou. No sábado retornaram à terra.

"Segundo os sobreviventes, 22 migrantes, todos do Mali, morreram na travessia. Reportaram como causas de morte o afogamento e a desidratação. Entre os mortos há três crianças", indicou Msehli.

Msehli disse que alguns dos migrantes estavam nas malas condições de saúde e foram transferidos para hospitais pela OIM. Os demais foram levados ao centro de detenção Al Maya, assinalou.

A Líbia se transformou em uma rota-chave para a migração irregular à Europa nos anos caóticos desde a queda e morte do ditador Muammar Kadafi em um levante apoiado pela Otan em 2011.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.