17/04/2024 +55 (83) 988111301

Manchetes

frente portal

Fernando de Noronha registra ventos de 45 quilômetros por hora; moradores ficam preocupados

Por Jr Blitz 05/07/2022 às 16:05:46

Donos de barcos temem que embarcações se desprendam e fiquem à deriva. Segundo a Apac, período de ventania forte segue até agosto. Nesta terça-feira (5), Noronha registrou ventos fortes

Ana Clara Marinho/TV Globo

A madrugada desta terça-feira (5) foi de chuva e aumento da velocidade do vento, em Fernando de Noronha. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a ilha registrou ventos com pico de 45 quilômetros por hora e 13 milímetros de precipitação.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Ainda de acordo com a Apac, a velocidade maior do vento é algo esperado nos meses de julho e agosto. A Escala de Beaufort classifica a intensidade dos ventos, tendo em conta a velocidade deles e os efeitos resultantes das ventanias no mar e em terra.

“Segundo a Escala Beaufort, ventos entre 40 e 50 km/h podem mover ramos das árvores, causar dificuldade em manter um guarda-chuva aberto e causar barulho em fios de postes”, declarou a Apac.

Barcos no Porto de Santo Antônio

Ana Clara Marinho/TV Globo

O início das ventanias em Noronha é um motivo de preocupação extra para os donos de embarcações. Muitos deles estiveram, nesta terça-feira (5), no Porto de Santo Antônio para verificar se os barcos permaneceram ancorados.

“Notei o vento muito forte à noite. O medo é a amarra soltar e o barco ficar à deriva. É preciso o reforço neste período”, disse o empresário Carlos Ximenes.

“Eu resolvi passar no porto para observar as embarcações e até alertar os donos de barco, caso identifique algum barco com risco de se desprender”, contou o empresário Altermar José de Souza.

LEIA TAMBÉM:

Chuvas deixam mortos e mais de 73 mil pessoas fora de casa em três estados do Nordeste

O engenheiro de pesca Geraldo Barreira, que mora na região do porto, contou que a madrugada foi de atenção redobrada.

“Nesta madrugada, foram muitas rajadas de vento forte. A minha casa balançou, além do telhado. O meu vizinho deu início ao reforço do telhado dele. Quando chove, a situação é pior. Eu acredito que teremos que ter atenção até o mês de setembro”, afirmou Geraldo.

Geraldo também tem uma embarcação e já fez o trabalho preventivo. “O meu barco tem três amarras por segurança. Além dos ventos, temos as ondas e é preciso cuidado”, declarou o engenheiro de pesca.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.