29/03/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Rússia interrompe fornecimento de energia elétrica para Finlândia

Por Jr Blitz 14/05/2022 às 19:23:17
Os preços da energia estão subindo por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia e devem permanecer altos na Europa até 2024

Getty Images

Helsinque, Finlândia (AFP) - As exportações de energia elétrica da Rússia para a Finlândia foram suspensas na madrugada deste sábado (14).

A empresa responsável pela importação de energia elétrica russa na Finlândia, a RAO Nordic, com 100% de capital russo, havia anunciado que o fornecimento seria suspenso por falta de pagamentos, dias após a Finlândia anunciar que pretende ingressar na Otan.

76% da população da Finlândia apoia entrada para a Otan, aponta pesquisa

Kremlin diz que adesão da Finlândia à Otan é 'definitivamente uma ameaça à Rússia'

"As exportações da Rússia para a Finlândia equivalem a zero atualmente. Isto acontece desde meia-noite (18h de sexta-feira, horário de Brasília)", afirmou à AFP Timo Kaukonen, diretor de operações da Fingrid, operadora finlandesa.

A rede funciona graças às importações da Suécia, de acordo com informações divulgadas pela Fingrid, que anunciou que poderia renunciar à energia elétrica russa. A Finlândia importa da Rússia 10% da energia elétrica que utiliza.

A RAO Nordic, com sede em Helsinque, é uma filial da empresa russa InterRAO. Na sexta-feira, a empresa justificou a decisão pela falta de pagamento da energia fornecida à Finlândia desde o dia 6 de maio.

Não foi revelado se os problemas de pagamentos estão relacionados com as sanções europeias adotadas contra a Rússia após a invasão da Ucrânia.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.