29/03/2024 +55 (83) 988111301

Geral

INFINITY

Por falta de verbas, Incra suspende atividades e cancela eventos

Por Jr Blitz 14/05/2022 às 01:17:19
Ofício é assinado pelo presidente do órgão, Geraldo José Filho, e vale 'até manifestação em contrário'. Nos últimos meses, Bolsonaro esteve em várias cerimônias de entregas de títulos rurais. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) suspendeu nesta sexta-feira (14), por falta de orçamento, todas as atividades que envolvam deslocamentos ou sejam avaliadas como "não urgentes".

Um ofício comunicando a decisão foi distribuído internamente para os servidores do órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O documento é assinado pelo presidente do Incra, Geraldo José Filho, e vale "até manifestação em contrário por parte desta Presidência".

A informação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pela TV Globo, que também teve acesso ao ofício.

"Em razão da atual indisponibilidade de recursos para a execução de atividades finalísticas da autarquia, informa-se que devem ser suspensas quaisquer atividades que envolvam deslocamentos para eventos, mesmo que entrega de títulos, uma vez que os recursos deverão ser priorizados em ações entendidas como urgentes e obrigatórias pela Sede", diz o documento.

O ofício afirma que "as ações finalísticas do Incra têm a totalidade de seus recursos como indicador RP 9, pendentes de indicação por parte do relator geral do orçamento".

A rubrica RP-9 se refere às emendas de relator – recursos do orçamento federal usados para atender solicitações de parlamentares, e que ficaram conhecidos como "orçamento secreto" em razão da falta de transparência nesses repasses.

"Nesse cenário, já estamos no mês de maio de 2022, e até o momento este Instituto não teve disponibilizados recursos para esse fim, pelo fato de que todo o orçamento finalístico do Incra se encontra indisponível, e não pode ser utilizado de forma discricionária pela Autarquia", prossegue o documento obtido pela TV Globo.

Eventos cancelados

O ofício informa, também, o cancelamento das "solicitações de agendas nacionais" e a suspensão da realização de novos eventos do Incra nos próximos dias – "mesmo que anteriormente previstos, devendo haver reprogramação de datas após a recomposição orçamentária".

Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro cumpriu agendas oficiais em diversos estados do país entregando títulos rurais expedidos pelo Incra. O órgão é responsável, entre outras funções, pelas ações de regularização fundiária. Veja um exemplo no vídeo abaixo:

Presidente Jair Bolsonaro faz entrega de títulos rurais em Ponta Porã

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.