Os “blocos espontâneos” ou a turma do "isso não é bloco" tomaram a Região Leste da capital, nos bairros Saudade e Pompeia, durante à tarde. Por volta das 11h, o “Isso Não é Um Bloco” se concentrou na Avenida Alphonsus de Guimarães, e, como o próprio nome diz, não tem uma organização oficial e não há chancelamento da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Apesar disso, os organizadores da folia querem que ela se estenda até o final de semana. “Esse feriado tentaremos botar o bloco na rua todos os dias. Para isso, estamos tentando mobilizar pessoas para organizar... não sabemos local, não sabemos horário e não temos certeza de quando. Mas quem quiser chegar pra somar tá bem vinde!”, diz o comunicado que circulou de forma espontânea nas redes sociais.
No Rio e em São Paulo, os desfiles das escolas de samba, que historicamente são feitos em fevereiro, foram transferidos para abril, esperando que a situação da pandemia nas cidades estivesse melhor e possibilitasse a festa, que tem por característica a aglomeração de pessoas, desincentivadas durante a emergência sanitária da COVID-19.