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Pandemia trouxe desafios, mas também evolução; cenário atual é repleto de oportunidades As cidades históricas mineiras viram o número de visitantes aumentar após o período mais rígido de isolamento social imposto pela pandemia, fluxo positivo que sofreu abalo com as chuvas intensas no início deste ano. Tanto nas questões da Covid-19 quanto no período chuvoso, os diferentes atores da cadeia do Turismo, em Minas, se uniram para superar os desafios. “A pandemia trouxe um aprendizado e uniu o setor. Foi criado um movimento em que se buscou pensar menos individualmente, com consciência de que não trabalhar em sinergia, impediria a evolução”, lembra Milena Soares, analista de Turismo da Fecomércio-MG. “A dinâmica de tratativas dos setores, como hotelaria e transportes, por exemplo, onde poderia ocorrer uma rivalidade natural, deu lugar à união para se criar protocolos de forma rápida. E esse movimento de agir em conjunto tem se intensificado”. O diálogo entre os diferentes atores da cadeia turística precisa continuar ocorrendo, especialmente com municípios trabalhando de forma integrada, respeitando suas especificidades. É o que acredita Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira, professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais: “Do ponto de vista de política pública, a maior limitação, muitas vezes, está na questão do fomento. Além disso, a mudança na gestão pública a cada eleição faz com que, geralmente em destinos menores onde não há um corpo técnico preparado, haja um retrocesso e até a falta de consciência de que o turismo precisa de continuidade.”Digitalização A aceleração dos processos de digitalização também foi outro efeito da pandemia, segundo a representante da Fecomércio: “A realidade do micro e pequeno empreendedor de turismo é que ele não tinha o domínio de diversas ferramentas. Com a perda do contato físico com o público, toda a comunicação teve que ser adaptada. O interesse pelo Digital aumentou e procuramos levar capacitação e soluções de marketing, adaptadas aos diversos públicos, aos empreendedores de vários segmentos e locais, como aqueles da zona rural. O foco no online existe, mas não podemos deixar de investir no offline”. GettyImagesRedescoberta do BrasilNa retomada do turismo após o período crítico da pandemia, brasileiros que antes viajavam para o exterior passaram a optar por experiências dentro do Brasil, com viagens voltadas à gastronomia, por exemplo. Sabores de Minas são carregados de histórias, riquezas, cultura e identidade, com isso a cozinha mineira é vista como um dos maiores impulsionadores do setor e da economia do estado. Entre outros perfis que vieram para ficar, está o de viajantes em busca de história, aventura e natureza. “Também observamos o tipo de turista que chamamos de "escapadas", que são viagens curtas para destinos próximos até umas três horas. Isso aumenta a frequência de viagens e fortalece bastante o turismo regional”, diz Tiago Lopes, Diretor de Sourcing Non-Air da Decolar, agência de viagens online. “Outra tendência que veio para ficar é a do "anywhere office" em que a pessoa pode unir a viagem de lazer a um período de trabalho, podendo descobrir lugares novos sem ter que esperar as férias”, completa. Turista idealO perfil ideal de turista para terras mineiras é aquele disposto a gastar mais dinheiro, mas também interagir com as pessoas do local que visita. “É interessante que ele tenha um ticket médio maior, mas espera-se que seja um turista consciente de seu impacto na comunidade, que queira ouvir as histórias, dessa forma, os mineiros podem conseguir ocupar um lugar no coração desse turista quando ele for embora”, ressalta Milena. “Que nosso Minas do Amanhã seja benéfico para todos e que o Turismo ajude a contribuir para o desenvolvimento social, sustentável e econômico de forma geral”, finaliza.TÁ NA GLOBOCampanha da Globo valoriza o turismo em Minas Gerais.Minas do Amanhã - Turismo