Aberto para professores de todos os níveis de ensino e demais interessados, programação, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, é online, gratuita e conta com oficinas, palestras e rodas de conversa. Começou nesta segunda-feira (28) o I Seminário FASES de Educação Ambiental. As inscrições seguem abertas, fechando na véspera de cada dia de evento, que vai até o dia 1º de abril.
O Seminário é gratuito, online e aberto para professores de todos os níveis de ensino e demais interessados. E a programação, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, conta com oficinas, palestras e rodas de conversa com grandes pesquisadores, professores e gestores da Educação e da Cultura do país.
O Seminário, conforme conta os organizadores, ainda "vai oferecer uma boa dose de ferramentas pedagógicas, ideias e trocas enriquecedoras sobre educação pautada pela sustentabilidade, para apoiar o professor a aplicar esse conteúdo de maneira prática dentro de sala de aula".
As inscrições são online e gratuitas, e podem ser feitas no site do evento. Além disso, quem participar vai contar com a emissão de certificado.
Professores de mais de 250 escolas públicas serão formados no projeto patrocinado pela Enel Distribuição Rio com apoio do Governo do Estado do RJ. O objetivo do Seminário é atender a temática da educação ambiental que tem se tornado pauta frequente e necessária em diversos contextos da vida.
Iniciativas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU em 2015, demonstram a urgência e a relevância do tema em âmbito global.
"A escola é, por natureza, o ambiente ideal para o cultivo dessa nova maneira de olhar para a vida. Nos últimos 20 anos, desde a regulamentação da Política Nacional de Educação Ambiental, pela Lei nº 9.795 de 1999, e do estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, conforme a Resolução n° 02 do Conselho Nacional de Educação, de 15 de junho de 2012, temos presenciado um avanço sistemático na institucionalização do tema no âmbito escolar, o que implica a capacitação permanente de educadores e educadoras para a atuação neste contexto", explica a organização.
Veja a abrangência do projeto no Estado do Rio:
Angra dos Reis
Aperibé
Araruama
Areal
Armação dos Búzios
Arraial do Cabo
Bom Jardim
Bom Jesus do Itabapoana
Cabo Frio
Cachoeiras de Macacu
Cambuci
Campos dos Goytacazes
Cantagalo
Carapebus
Cardoso Moreira
Carmo
Casimiro de Abreu
Conceição de Macabu
Cordeiro
Duas Barras
Duque de Caxias
Guapimirim
Iguaba Grande
Itaboraí
Italva
Itaocara
Itaperuna
Itatiaia
Laje do Muriaé
Macaé
Macuco
Magé
Mangaratiba
Maricá
Miracema
Natividade
Niterói
Nova Friburgo
Paraíba do Sul
Paraty
Petrópolis
Porciúncula
Porto Real
Quissamã
Resende
Rio Bonito
Rio das Ostras
Santa Maria Madalena
Santo Antônio de Pádua
São Fidélis
São Francisco de Itabapoana
São Gonçalo
São João da Barra
São José de Ubá
São José do Vale do Rio Preto
São Pedro da Aldeia
São Sebastião do Alto
Sapucaia
Saquarema
Silva Jardim
Sumidouro
Tanguá
Teresópolis
Trajano de Moraes
Três Rios
Varre-Sai
Fonte: G1