29/03/2024 +55 (83) 988111301

Geral

frente portal

Gastrólogo se destaca com criação de pães de queijo com formatos e sabores diversos: 'brinco muito com isso'

Por Jr Blitz 17/04/2021 às 11:27:35
Gui Miranda faz pão de queijo em formato de croissant, de coxinha, com sabor de chocolate e outros recheios, e produz até pizza com massa de pão de queijo. Gastrólogo Guilherme Miranda se destaca com criação de pães de queijo com formatos e sabores diversos

TV Cabo Branco/Reprodução

Guilherme Miranda é mineiro, mas foi na Paraíba que ele se consagrou na gastronomia. Há 20 anos morando no estado, ele começou a empreender muito cedo e hoje tem uma indústria com 15 funcionários. É produzindo pão de queijo com variações de formatos e sabores que o gastrólogo se destaca na área. “Brinco muito com isso”, afirma o gastrólogo que participa do Chef JPB deste sábado (17).

Veja todas as receitas do Chef JPB

Ao G1, Gui - como é conhecido - contou como tudo começou. Pouco depois que chegou na Paraíba ele começou a produzir pão de queijo na cozinha de casa, ainda aos 17 anos. “Os amigos gostavam e sempre aparecia um ou outro querendo fazer sociedade para abrir um negócio”, relembrou.

Coxinha com massa de pão de queijo

Guilherme Miranda/Arquivo Pessoal

Atualmente, ele faz pão de queijo em formato de croissant, de coxinha. Faz recheado com diversos sabores, e criou até uma pizza com massa de pão de queijo. “Eu brinco muito com isso”, afirma.

Conforme o gastrólogo, no início a venda dos pães de queijo era direcionada às padarias, hotéis e restaurantes. Ao passar do tempo a ideia foi ficando cada vez mais sólida. “Deixou de ser uma ideia e passou a ser um negócio, e daí a gente abriu a empresa de fato, como indústria”, contou. Hoje a empresa já atende, além de João Pessoa, Campina Grande, interior do estado, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Gastrólogo da PB se destaca com criação de pães de queijo: “Brinco muito com isso"

Guilherme Miranda/Arquivo Pessoal

Formação em gastronomia

Com a empresa funcionando a todo vapor, Guilherme sentia a necessidade de ter uma formação na área alimentícia. Foi quando ele escolheu a gastronomia. “Eu vi que o curso me serviria tanto na questão da área de serviço de restaurante, que eu não tinha tanto aperfeiçoamento, quanto nas questões que eu já conhecia aqui na empresa. Somou muito pra mim”, disse.

Guilherme relatou, também, que a experiência que ele já tinha adquirido ao longo dos anos ajudou muito dentro da sala de aula. “Eu senti uma facilidade muito grande de compreensão, na matérias teóricas que abordavam gestão, controle de qualidade, pois eu já vivia isso há anos”.

Gastrólogo se destaca com criação de pães de queijo com formatos e sabores diversos

TV Cabo Branco/Reprodução

Já a respeito das aulas práticas, Gui conta que foi um divisor de águas na carreira dele. “Fui aprendendo técnicas, conceitos e aí acrescentou muito”, ressaltou o gastrólogo, que na época já usava as redes sociais para divulgar os pratos mineiros que ele fazia em casa, no dia-a-dia.

“Apesar de eu não aparecer nas fotos, meus pratos começaram a ganhar notoriedade”, acrescentou Gui, sobre os pratos que ele publicava usando as técnicas aprendidas na faculdade. Ele se formou em 2019.

Do regional ao contemporâneo

Apesar de gostar muito da comida brasileira, Guilherme conta que houve uma época que ele começou a se encantar com a parte da apresentação dos pratos e da fusão de cozinhas, ou seja, ele começou a usar técnicas de uma cozinha em outra.

“Foi a partir daí que comecei a me destacar”, afirmou. Ainda na faculdade, Guilherme começou a ter o pratos contemporâneos publicados em páginas de gastronomia nas redes sociais, até mesmo em perfis internacionais.

Prato chess, criado por Guilherme

Guilherme Miranda/Arquivo Pessoal

Ele relata que a primeira foto repostada por uma página especializada foi do prato que combina cubos de queijo coalho e cubos de carne de sol e que ele nomeou como Chess, que significa xadrez em inglês. “Eu montei o prato como se fosse um tabuleiro de xadrez”, contou.

Todos os pratos que foram repostados pelas páginas, foram todos “contemplando o minimalismo, a gastronomia contemporânea”, ressaltou Gui. “Na cozinha contemporânea você minimaliza e cria um conceito do seu jeito. Quando você vai pra cozinha regional, que tem a pegada de conforto, você não tem muito essa apresentação do prato feito [...] eu gosto de criar”, explicou.

Apesar de toda essa paixão pelo contemporâneo, Guilherme ressalta que o pão de queijo é o que ele mais domina e faz há mais tempo.

Cozinha da empresa de Guilherme, onde são produzidos os pães de queijo

Guilherme Miranda/Arquivo Pessoal

VÍDEOS: veja todas as receitas do Chef JPB

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.