18/04/2024 +55 (83) 988111301

Geral

frente portal

Globo Repórter mostra o processo de transformação de zoológicos em bioparques

Por Jr Blitz 17/04/2021 às 00:34:05
Os locais para simples observação dão lugar a bioparques, com espaços maiores e mais parecidos com o habitat natural dos animais, e se tornam ferramentas para a preservação de espécies ameaçadas de extinção. Assista ao programa. Os zoológicos brasileiros estão passando por um processo de transformação, e todas essas mudanças são retratadas no "Globo Repórter" desta sexta (16).

FOTOS: veja os bastidores das gravações

Os locais, que antes eram apenas para simples observação dos animais, estão virando bioparques: com espaços maiores e mais parecidos com o habitat natural de cada bicho. A ciência também ganha cada vez mais importância nesse novo conceito, e agora eles são ferramentas essenciais para a preservação de espécies ameaçadas de extinção, através da reprodução sob supervisão humana.

No Rio de Janeiro, o AquaRio tem um tanque que reproduz um oceano, cheio de espécies diferentes, e já conseguiu reproduzir em cativeiro a arraia-borboleta, ameaçada de extinção.

Público em túnel que passa dentro do tanque oceânico do AquaRio

Globo Repórter

Já no recém-inaugurado Bioparque do Rio, antigo zoológico da cidade, a repórter Lilia Teles acompanhou as transferências de espaço do casal de hipopótamos Tim e Bocão e de várias aves — quase metade das que existem no local foram resgatadas de traficantes. Nossa equipe também mostrou como é preparada a alimentação dos bichos: uma tonelada por dia!

O recém-inaugurado Bioparque do Rio, de cima

Globo Repórter

No Zoológico de São Paulo mostramos que o trabalho de preservação está presente há muitos anos. Há mais de 40, os biólogos lutam para aumentar a população do mico leão preto, patrimônio ambiental da cidade, que quase sumiu da Mata Atlântica. A repórter Ana Paula Santos também conta como funcionam ferramentas que são importantes aliadas dos pesquisadores na busca pelo parceiro ideal para a reprodução da vida selvagem, como no caso de Theo, uma ararinha de lear.

Assista ao programa completo acima.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.