18/04/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Vacina contra Covid: Moderna inicia testes com dose de reforço específica para variante ômicron

Por Jr Blitz 27/01/2022 às 16:37:17
Ensaios terão 600 participantes. Vacina, que não está disponível no Brasil, usa a tecnologia de RNA mensageiro, mesma da Pfizer. A foto, de arquivo, mostra um frasco da vacina da Moderna contra a Covid-19 em uma clínica em Los Angeles, na Califórnia, em 15 de dezembro de 2021.

Frederic J. Brown / AFP

O laboratório americano Moderna anunciou, na quarta-feira (26), que começou a testar uma dose de reforço de sua vacina contra a Covid-19 desenvolvida especificamente para agir contra a variante ômicron do coronavírus.

Estudos e agências internacionais confirmam importância de dose de reforço contra a ômicron

O ensaio clínico será de fase 2, com 600 participantes, todos nos Estados Unidos. A empresa pretende que metade deles seja de pessoas que já receberam as duas doses da vacina original da Moderna (mRNA-1273) há pelo menos 6 meses. A outra metade deverá ser composta por pessoas que receberam as duas doses iniciais e o reforço, ainda da mesma vacina, há pelo menos 3 meses.

Nos novos testes, ambos os grupos vão receber a nova dose de reforço, desenvolvida especificamente contra a ômicron (mRNA-1273.529). Com isso, um grupo terá recebido 3 doses de vacina e o outro, 4 doses.

A vacina da Moderna não está disponível no Brasil – mas o imunizante usa a mesma tecnologia da vacina da Pfizer, de RNA mensageiro (veja infográfico abaixo).

Infográfico mostra como funcionam vacinas de RNA contra o coronavírus

Anderson Cattai/G1

Dose de reforço atual

A Moderna também anunciou resultados de testes já feitos, com a dose de reforço atual (não específica para a ômicron).

Neles, o nível de anticorpos neutralizantes contra a variante ômicron diminuiu cerca de 6 vezes após seis meses da aplicação, mas continuou detectável em todos os 120 participantes – independentemente da quantidade de vacina recebida no reforço.

Nesse segundo ensaio, que teve os resultados divulgados na revista "New England Journal of Medicine", a empresa também constatou que o nível de anticorpos contra a ômicron atingiu o pico 29 dias após a dose de reforço.

Aos 7 meses após a segunda dose, antes da dose de reforço, a neutralização contra a ômicron só foi detectada em 55% dos participantes (66 pessoas).

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.