19/04/2024 +55 (83) 988111301

Manchetes

frente portal

Praia Grande implanta posto de coleta de leite humano para recém-nascidos

Por Jr Blitz 26/01/2022 às 13:21:10
Equipamento, que irá ajudar a salvar a vida de bebês, fica no Centro Especializado de Reabilitação (CER). Praia Grande implanta posto de coleta de leite humano para recém-nascidos

Prefeitura de Praia Grande/Divulgação

A Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, implantou, nesta terça-feira (25), um posto de coleta de leite humano, para ajudar a salvar a vida de bebês recém-nascidos. O equipamento fica no Centro de Especialização de Reabilitação (CER), na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813, no bairro Mirim. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A sala para coleta de leite humano é climatizada, equipada com poltrona, freezer para a conservação do leite doado, e também conta com uma equipe especializada, composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista, para atender às mulheres que desejam doar seu leite.

O posto tem parceria com o Banco de Leite Humano de Peruíbe, para onde o leite doado será enviado, passará por análises físico-químicas e microbiológicas e será pasteurizado, processo térmico que garante a qualidade do leite e mata microrganismos que poderiam causar doenças.

O leite materno ajuda a reduzir a mortalidade dos bebês, e protege contra infecções e outras enfermidades. Em nota, o secretário municipal interino de Saúde, José Isaías Costa Lima, disse que o novo serviço vai ajudar a reduzir os indicadores de mortalidade infantil no município.

Doação

A maioria das mulheres que amamentam produz mais do que o necessário para alimentar o bebê, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. A enfermeira responsável pelo posto, Nathamy Jannuzzi, disse, em nota, que a coleta é simples e pode salvar a vida de outras crianças.

Segundo ela, cada mãe recebe um kit composto por pote esterilizado, touca, gaze, avental e máscara descartável, para que a coleta possa ser feita também em casa, congelada e, posteriormente, recolhida pela equipe.

Disk Amamentação

A central telefônica Acolhe PG iniciou um atendimento específico para as novas e futuras mamães, o Disk Amamentação, um canal direto com profissionais capacitados em fornecer orientações e tirar dúvidas sobre o tema. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil.

O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde capacitados em aleitamento materno estarão à disposição para tirar as dúvidas das munícipes e também de profissionais da rede que necessitem apoio técnico.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.