Ação foi lançada no dia 7 de abril. Na data, servidores, assessores e vereadores foram até o Hemonúcleo de Patos de Minas, para fazer as doações de sangue. Câmara Municipal de Patos de Minas lançou campanha para incentivar doação de sangue
Maurício Bazílio/Divulgação
A campanha “Gotas de Vida” foi lançada pela Câmara Municipal de Patos de Minas, para convidar e incentivar a população a doar sangue durante todo o ano. A ação foi lançada em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril.
No dia do lançamento, servidores, assessores e vereadores foram até o Hemonúcleo de Patos de Minas, para fazer as doações de sangue. O objetivo é captar mais doadores e evitar a falta de estoque sanguíneos, trabalhando frequentemente na campanha.
De acordo com o Hemonúcleo, cerca de 80% dos doadores cadastrados não estão comparecendo para a coleta de sangue na cidade, o que fez com que os estoques caíssem. As situações mais críticas são em relação aos tipos O+ e O-.
Para fazer a doação, o interessado deve agendar previamente através do site do Hemominas. No site também estão todas as informações sobre os critérios para doar. O Hemonúcleo de Patos de Minas fica localizado na Rua Major Gote, nº 1255, no Centro. O local informou que segue todas as medidas de segurança contra a Covid-19.
Situação dos estoques
De acordo com a captadora de doadores do hemocentro, Dagma Martinélia, os tipos sanguíneos O+ e O- são muito utilizados e os que estão em estado mais crítico. "A principal queda nas doações foram os dos tipos sanguíneos O+ e O-. Esses dois são os principais doadores. O estoque de O+ está em estado crítico e o de O- em estado de alerta. "
Ainda segundo Dagma, o hemocentro também precisa das doações dos outros tipos sanguíneos.
Quem pode doar
Os doadores devem ter de 16 a 69 anos, mais de 50 kg, se alimentar normalmente e não ter ficado exposto à nenhuma doença transmitida pelo sangue. Menores de idade devem ter autorização dos pais. Também é necessário levar um documento e não estar em jejum.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Fonte: G1