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Aumento de 106% é em relação ao ano passado. Demandas podem ser registradas pelo site e pelo WhatsApp em cidades que não possuem Procon local. Procon de Porto AlegreReprodução / RBS TV O Procon do Rio Grande do Sul registrou, em 2021, um aumento de 106% nas reclamações de consumidores sobre companhias aéreas em comparação com o ano passado. Em 2020 foram efetuadas 76 demandas, enquanto que, em 2021, foram 157. Considerando os três últimos meses do ano, o aumento foi de 60% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2021, a maioria das demandas é relativa ao cancelamento de voos, que tiveram calendário afetado em razão da pandemia de Covid-19. O diretor do Procon RS, Lucas Fuhr, vê com preocupação o aumento de reclamações no último ano. "Ainda que a Lei Federal 14.174/2021 crie novas regras em benefício das companhias aéreas sobre prazos para devolução dos valores investido pelos consumidores em viagens que foram desmarcadas pelas companhias, os consumidores, muitas vezes, sequer conseguem ter os direitos previstos nesta lei garantidos", diz. O Procon possui um serviço no WhatsApp para reclamações, disponível das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira através do número (51) 3287-6200. Serão aceitas somente mensagens de texto, não sendo possível a realização de ligações ou do envio de mensagens de áudio. Apenas residentes de municípios sem Procon local devem fazer o contato. As reclamações podem ser feitas também pelo site. Vídeos: Tudo sobre o RS